• Home
  • Blog
  • Derrubamos 4 mitos sobre venda para o exterior

Derrubamos 4 mitos sobre venda para o exterior

Existem diversos mitos ligados ao comércio internacional que podem desencorajar aqueles que pensam em entrar no mercado de venda para o exterior. Porém, se você acreditar nessas informações sem ao menos ter um mínimo de conhecimento, poderá perder um grande negócio.

Trabalhar com comércio exterior pode gerar grandes oportunidades, tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas dos mais diversos setores.

O objetivo do nosso post de hoje é desmistificar a venda para o exterior, mostrando para você que esse processo não é tão complicado como as pessoas falam — mesmo exigindo alguns cuidados e informações. Para isso, vamos abordar quatro tópicos com alguns dos mitos mais comuns.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de acompanhar nosso post até o final!

Mitos sobre venda para o exterior

Com certeza, você já escutou que receber em dólar para aproveitar seus aumentos repentinos e fugir dos momentos ruins da economia nacional são atividades atrativas e vantajosas para as empresas. Por que será, então, que diversas delas ainda não atuam nesse tipo de mercado?

Muitas não estão trabalhando com vendas para o exterior devido a alguns mitos existentes, que apresentam, de forma negativa, a colocação de seus produtos para exportação.

Para ajudá-lo, vamos mostrar, a seguir, os principais mitos que acabam desencorajando você a colocar sua empresa no mercado internacional. Confira!

1. Vender para o exterior é impossível para pequenas empresas

Não importa o tamanho de sua empresa: você poderá, sim, trabalhar com exportação!

Se deseja trabalhar com vendas para o exterior, basta realizar os registros exigidos no SISCOMEX e no RADAR.

Se a empresa não possuir recursos ou até mesmo colaboradores para trabalhar com exportação, essas atividades podem ser terceirizadas por meio de uma trading ou, até mesmo, pela contratação de assessorias especializadas em cuidar de toda a parte da logística e documentação.

2. Vender para o exterior é muito caro

É claro que para vender para o exterior, é preciso de um investimento — principalmente em inovação e marketing — para que consiga qualificar seus produtos e competir frente a frente com os seus concorrentes.

É possível obter esse capital por meio de projetos de empresas fomentadoras (APEX) ou programas de qualificação (PEIEIX).

A APEX tem como objetivo promover projetos setoriais que elevarão o potencial de exportação de empresas. Já a PEIEIX visa aumentar a cultura de exportação e o nível de competitividade entre os negócios.

3. Investir no exterior não vale a pena

Pense um pouco na seguinte situação: se a sua empresa vende algum tipo de produto que seja sazonal, você os venderá no Brasil apenas em uma época. Então, por que não ampliar sua atuação e comercializá-los no exterior para manter suas vendas por todo o ano?

Além de expandir suas vendas, investir no comércio internacional faz com que suas exportações e sua produção cresçam, gerando mais empregos para a população e aumentando sua receita.

4. Encontrar ajuda especializada para a sua empresa é difícil

Existem empresas que são capazes de ampliar as fronteiras dos seus negócios e ajudar a cuidar das partes jurídicas e tributárias — a Portual é uma delas.

Esse tipo de assessoria cuida de todo o processo do comércio internacional de sua empresa, desde aumentar suas vendas no exterior até reduzir os custos dos produtos, para que você possa permanecer focado nos seus negócios.

O objetivo das assessorias é oferecer soluções de exportação com logística integrada, fazendo com que a sua venda para o exterior seja feita de forma segura, rápida e correta.

Como vimos, não há mistério para vender para o exterior. Com um bom planejamento e a ajuda de uma assessoria, o processo se torna mais simples e rentável para o seu negócio.

Gostou deste texto? Conseguiu entender mais sobre os mitos que existem na venda para o exterior? Então não deixe de compartilhar nosso post nas suas redes sociais, para que seus amigos e familiares também possam saber mais sobre o assunto. Contamos com você!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br