• Home
  • Blog
  • Conheça as vantagens da importação para seu negócio

Conheça as vantagens da importação para seu negócio

Conheça as vantagens da importação para seu negócio

Para se manter competitivo no mercado, os gestores procuram maneiras de ganhar visibilidade. Uma estratégia que vem ganhando força para se diferenciar é a importação. As vantagens da importação são inúmeras e, dependendo do negócio, esse processo pode ser a peça-chave para o sucesso.

O fato é que com o avanço da tecnologia, a comunicação tornou-se muito mais fácil e dinâmica em esfera global. Assim, empresas que antes tinham um alcance regional agora podem vender para o mundo. Isso acirrou a competição, obrigando os gestores a procurarem soluções para manter a empresa viva e lucrativa.

Por meio da importação o empresário pode transformar as ameaças que vieram junto com a globalização em oportunidades de ganhos. Veja abaixo algumas vantagens da importação para o seu negócio!

Obtenção de produtos diferenciados

Muitos países são referências e especialistas em certos produtos ou nichos. Tendo a possibilidade de importar essas mercadorias, o empresário pode se destacar oferecendo produtos diferenciados e únicos para o mercado local.

Por meio dessa estratégia a empresa consegue complementar o seu mix de produtos e disponibilizar um portfólio mais atraente para os clientes. Além disso, é possível entregar produtos diferenciados e lançamentos sem ter que investir em laboratórios, pesquisas, desenvolvimento e produção.

Essa é uma maneira barata e eficaz de se diferenciar em relação à concorrência — especialmente porque as novidades chegam primeiro “lá fora”.

Preços mais baixos

Por falar em preço, devemos lembrar sempre que estamos no Brasil, onde ser um fabricante requer pagamentos de altos impostos e taxas. Comprar produtos de fora para revender em terras nacionais tendencialmente é bem mais barato do que industrializar.

Em alguns casos a diferença de preço entre produtos importados e nacionais pode chegar a 300%. Ainda que para importar seja necessário o pagamento de taxas e impostos, o lucro ainda consegue ser satisfatório.

Isso se dá porque, para fabricar o próprio produto, é necessário acrescentar os custos com a mão de obra, com equipamentos, fábricas, materiais e muitos outros recursos, que são extremamente caros por aqui.

Produtos de melhor qualidade

Com a globalização vem a cobrança maior pela qualidade. Não querendo perder espaço no mercado os países investem em tecnologia e modernização para fabricar produtos de altíssimo nível.

Um exemplo disso é a China, que antes era reconhecida apenas por produtos de baixa qualidade e imitação, e hoje possui empresas que são líderes mundiais, como a Lenovo, no caso de notebooks.

Essas ações beneficiam importadores que conseguem trazer para o mercado local produtos de melhor qualidade e chamativos. A comparação de produtos de certos países com os do mercado nacional chega a ser injusta em alguns aspectos.

Com esses dois diferenciais — preço e qualidade — será impossível não se destacar dos concorrentes.

Tendo a consciência sobre as vantagens da importação e a realidade da sua empresa, o passo seguinte é planejar, pesquisar e colocar o plano em ação.

Ainda que você conheça os trâmites legais e o melhor caminho a seguir, a melhor maneira de iniciar é contratar uma consultoria especializada no assunto. Ela conta com profissionais capacitados, que lhe darão todas as instruções para você entrar nos melhores mercados e conseguir, de fato, usufruir das vantagens da importação.

O mercado competitivo exige gestores dinâmicos, que estão sempre buscando soluções e inovações. Trazer qualidade e preço é gerar oportunidades de crescimento para o negócio. Se você deseja levar a sua empresa rumo ao sucesso, tire proveito das vantagens da importação, defina uma estratégia de internacionalização e invista em excelência!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre este assunto? Então baixe gratuitamente o nosso guia da importação para iniciantes!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br