• Home
  • Blog
  • Seguro de transporte de cargas: entenda mais sobre esse assunto

Seguro de transporte de cargas: entenda mais sobre esse assunto

Seguro de transporte de cargas: entenda mais sobre esse assunto

O transporte de produtos envolve, inevitavelmente, alguns riscos e, por isso, costuma ser obrigatória a contratação de um seguro de transporte de cargas. No entanto, além das coberturas obrigatórias, o mercado disponibiliza várias opções de seguro facultativo.

Apesar de serem opcionais, eles são muito recomendados e as empresas costumam aderir a eles também. Mas, afinal, quais as opções e coberturas disponíveis? Como funcionam os seguros de transportes de carga? Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Por que é importante contratar um seguro de transporte de cargas?

O seguro é indispensável para evitar prejuízos durante a cadeia de distribuição de produtos. Infelizmente, o risco de assaltos e roubos durante o transporte é alto e o seguro garante que compradores e vendedores não arquem com as perdas decorrentes dessas ações.

Além disso, existe o risco de acidentes que podem danificar ou destruir a carga. Várias situações podem levar a avarias, perdas e extravio das mercadorias e produtos. Por isso, o transporte de cargas é considerado uma operação de alto risco e as empresas não abrem mão do seguro.

Quais os tipos de seguro de transporte de cargas?

Os seguros de transporte de cargas se dividem em duas categorias: nacional e internacional. Veja as particularidades de cada uma!

Nacional

A contratação de seguro é obrigatória quando a mercadoria vai ser transportada dentro do Brasil. A legislação estabelece que todas as pessoas jurídicas são obrigadas a segurar seus bens e propriedades durante o transporte em território nacional, seja a carga transportada por frota própria ou terceirizada.

Via de regra, esse seguro deve cobrir danos causados à mercadoria transportada por meio aéreo, terrestre e aquático em casos de acidentes com colisão, capotamento, tombamento, incêndio, explosão e abalroamento. O seguro nacional também cobre assaltos e desaparecimento de carga, ou seja, quando o veículo com a carga também é roubado.

Internacional

Esse é o seguro contratado nas operações que envolvem comércio exterior. Os seguros são contratados com base nos modais de transporte a serem utilizados. Esse seguro costuma cobrir danos à mercadoria ou perda da mesma e, normalmente, ele oferece garantias desde o embarque até a entrega no destino final.

Além das garantias básicas, podem ser contratadas proteções adicionais de, por exemplo, impostos, fretes, lucro esperado e proteção contra guerras ou greves.

Como funciona?

O comprador e o vendedor devem entrar em acordo sobre quem pagará pelo seguro. Em seguida, é feita a escolha do tipo de seguro e das coberturas a serem contratadas. Essas escolhas dependem do tipo de carga a ser transportada e também do meio de transporte, além dos locais por onde a carga vai passar. Veja algumas das coberturas possíveis:

  • desmoronamentos, raios, terremotos e outros eventos da natureza;
  • cobertura para produtos congelados;
  • perdas durante as operações de carga e descarga;
  • inundações e transbordamentos de rios e outros cursos d’água;
  • colisão ou queda de aeronave;
  • naufrágio ou colisão de navios;
  • greves ou tumultos trabalhistas;
  • minas, bombas e outras consequências de guerras.

Enfim, as ofertas são amplas e fica a critério dos proprietários das cargas definir quais garantias serão necessárias. O preço, obviamente, aumenta proporcionalmente ao risco e às coberturas. Definidas as coberturas e preços, pode-se preparar a documentação e o transporte estará segurado.

Assim, o seguro de transporte de cargas garante mais tranquilidade para quem compra e vende mercadorias. Seja em território nacional ou para o exterior, ele é indispensável e serve para proteger seus produtos e bens.

Gostou de aprender mais sobre o seguro de transportes de carga? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e divida as informações com seus amigos e colegas!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br