• Home
  • Blog
  • Saiba mais sobre o Portal Único de Comércio Exterior

Saiba mais sobre o Portal Único de Comércio Exterior

Saiba mais sobre o Portal Único de Comércio Exterior

Você acha que importar e exportar é muito complicado? Então, você precisa conhecer as novidades trazidas pelo programa Portal Único de Comércio Exterior!

Muita gente não pode escutar falar em processos de exportação e importação que já pensa logo que a burocracia é interminável. É verdade que os processos demandam que a documentação seja feita corretamente, mas iniciativas governamentais visam deixar o comércio exterior mais atrativo para as empresas brasileiras.

O Portal Único de Comércio Exterior busca reduzir a burocracia e vem trazendo mudanças para as empresas que desejam importar e exportar no país. Saiba mais sobre o programa agora mesmo!

O que é o Portal Único de Comércio Exterior?

É um novo portal eletrônico que está reformulando processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. A ideia é redesenhar os processos para que eles sejam mais simples, menos burocráticos e completamente integrados.

O programa Portal Único de Comércio Exterior surgiu em decorrência de um compromisso assinado pelo Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) visando facilitar o comércio.

Como funciona?

O Portal Único de Comércio Exterior foi criado como base em três pilares:

  1. Integração entre todos os participantes no processo de comércio exterior. Ou seja, o governo e a iniciativa privada têm um canal único de comunicação.
  2. Redesenho dos Processos tendo em mente todas as mudanças ocorridas desde o início da informatização do sistema de comércio exterior com a criação do Siscomex. Os novos processos devem compreender todos os controles e exigências dos processos com menos etapas e mais eficiência.
  3. Tecnologia da Informação sendo usada para o desenvolvimento e aplicação de ferramentas de gestão e controle de processos de comércio exterior.

O funcionamento do sistema é baseado em uma abordagem chamada de single window. Isso quer dizer que todos os formulários, documentos, autorizações e demais exigências passam a ser concentrados em um só lugar e devem ser enviados de uma só vez. Os usuários e todos os órgãos envolvidos podem consultar o andamento dos processos de forma rápida e simples.

Quais são as mudanças trazidas por esse programa?

Com o Portal Único de Comércio Exterior, os operadores passam a ter vantagens como integração com a nota fiscal eletrônica, redução de preenchimento de dados por meio da eliminação de duplicações e a possibilidade de ter fluxos paralelos em vez de ter que esperar pela conclusão de cada parte do processo.

O trabalho das autoridades aduaneiras também é facilitado, já que todos os dados estão disponíveis no mesmo momento e no mesmo lugar. Além disso, algumas autorizações automáticas entram em vigor e, no fim das contas, o tempo de tramitação é reduzido consideravelmente.

Por causa dessas mudanças, os resultados esperados com a migração dos processos para o Portal Único de Comércio Exterior incluem redução de prazos e custos, mais transparência, previsibilidade e simplificação das operações de exportação, importação e trânsito aduaneiro.

Como você viu, as mudanças trazidas pelo Portal Único de Comércio Exterior são positivas e facilitam a realização de exportações e importações. E você, acha que esse novo sistema pode ser benéfico para sua empresa? Qual a sua experiência com os processos de comércio exterior no Brasil? Deixe seu comentário e participe do blog!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br