• Home
  • Blog
  • Saiba como fazer o transporte de carga refrigerada com eficiência

Saiba como fazer o transporte de carga refrigerada com eficiência

Saiba como fazer o transporte de carga refrigerada com eficiência

O transporte de carga refrigerada condiz com o armazenamento provisório de mercadorias e produtos que precisam de conservação por um determinado tempo. É dessa forma que os medicamentos, alimentos e outros produtos que exigem uma temperatura específica podem ser entregues no local estabelecido.

Para isso, transportar esses produtos por meio de um método eficaz carece de muito cuidados. Sendo assim, é implementado um sistema de refrigeração nos veículos a partir de tecnologia de ponta.

Para realizar esse serviço é necessário contar com empresas especializadas e de confiança, pois existem regras impostas pela ANVISA — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — no cumprimento dessas atividades, como ambiente adequado para categoria de mercadoria, tempo máximo para viagem, etc.

Dessa forma, a condução das cargas refrigeradas é executada por caminhões frigoríficos, com a finalidade de assegurar a temperatura ideal, a manutenção, o armazenamento e a conservação. Assim, não comprometendo a qualidade do produto.

Neste post vamos abordar dicas fundamentais de como fazer o transporte de carga refrigerada com eficiência. Portanto, continue a leitura para saber quais são elas.

Transporte correto das cargas refrigeradas

Para realizar a condução dos fretes refrigerados o mais correto é ter o transporte próprio para a operação. Porém, o sistema deve ser feito por profissionais confiáveis e especialistas no mercado. Então, confira algumas dicas para você ser cauteloso no momento de adquirir o sistema:

  • assoalho vedado e as paredes lisas;
  • paletes impermeáveis e rígidos;
  • cabine apartada do baú;
  • circulação do ar simples;
  • distribuição de carga uniforme;
  • higienização periódica;
  • as cargas devem ser divididas conforme a necessidade de temperatura de acondicionamento.

Uso de um bom sistema de refrigeração para caminhões

Escolher um sistema de refrigeração de ótima qualidade para o seu transporte é essencial. Portanto, o ideal é que ele tenha um ciclo de quatro etapas: compressão, condensação, expansão e evaporação.

A câmara frigorífica para os caminhões precisa do compressor para bombear o fluido refrigerador. As técnicas de sucesso usadas para esse processo no caso do sistema baú são as seguintes:

  • motor diesel independente: utiliza um motor a parte e à diesel para realizar a refrigeração;
  • direct drive: faz o uso do motor do próprio veículo para o sistema de refrigeração, podendo ser por meio do uso da correia ou do alternador.
    Com a correia a refrigeração é dada sem energia, funciona por meio da movimentação dela. Enquanto com o alternador, a refrigeração acontece quando o veículo está em movimento;
  • sistema eutético: usada mais para transportar congelados em temperaturas extremamente baixas, funciona de acordo com o isolamento térmico do baú.

Armazenamento e distribuição correta dos produtos

O armazenamento preciso dos alimentos congelados deve ser empreendido a uma temperatura adequada para os produtos com a menor oscilação possível na temperatura. O padrão individual do alimento determina que, em nenhum caso, o produto deve ser acondicionado a um ambiente superior a -18°C.

A distribuição das cargas congeladas até a entrega do consumidor final deve ser feita por mecanismos apropriados e eficientes, a fim de assegurar a qualidade e a manutenção da mercadoria. Vale ressaltar que a temperatura pode se elevar por intervalos curtos, não podendo ultrapassar os -15°C.

Limpeza da câmara fria

O motorista do transporte de carga refrigerada deve ficar ligado quanto à limpeza da câmara fria. Ele deve zelar ao fazer a distribuição dos produtos na parte interna da câmara, evitando danificar o conteúdo e a embalagem. Dessa forma, é possível manter a organização e limpeza, mesmo que o volume para transportar seja grande.

Portanto, é fundamental que a carga refrigerada seja feita pelo transporte correto para minimizar os riscos à saúde da sociedade, devido ao uso e consumo de alimentos que podem estar contaminados.

Gostou do nosso post sobre como fazer o transporte de carga refrigerada com eficiência? Então, siga nossas redes sociais ficar por dentro de outros assuntos. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br