• Home
  • Blog
  • O que é o risco cambial no comércio exterior?

O que é o risco cambial no comércio exterior?

O que é o risco cambial no comércio exterior?

A flutuação nas taxas de câmbio é um dos fatores que mais contribuem para o comprometimento do lucro das empresas brasileiras em uma operação de comércio exterior. Isso acontece porque muitos gestores não têm o conhecimento necessário sobre risco cambial.

Se ele não for bem gerenciado, as taxas de câmbio podem levar a perdas. Mas, com um planejamento estratégico, os riscos podem ser mitigados e as empresas têm mais sucesso nas negociações internacionais.

Você passa por isso ou já sentiu na pele? Então, descubra a partir de agora o que é o risco cambial, como funciona, quem está sujeito a ele e como reduzi-lo.

O que é risco cambial?

O risco de câmbio, comumente referido como risco de taxa de câmbio, decorre da variação do preço de uma moeda em relação a outra.

Ou seja, investidores e empresas que possuem ativos e/ou operações comerciais em outros países estão expostos ao risco cambial, que pode gerar lucros ou perdas imprevisíveis sempre que o valor da moeda local variar em relação à moeda em que se negocia.

Como funciona o risco cambial?

Uma empresa está exposta a riscos cambiais se tiver recebíveis (contas a receber) e contas a pagar cujos valores sejam diretamente afetados pelas taxas de câmbio. Geralmente, acontece com contratos entre duas empresas de países diferentes e com moedas diferentes.

Esses contratos especificam os preços precisos das mercadorias e serviços vendidos ou comprados, bem como as datas exatas para a entrega. No entanto, enfrentam os riscos de flutuação das taxas de câmbio entre as moedas envolvidas na negociação antes que os serviços sejam entregues ou antes da liquidação financeira.

Por exemplo, se você tem um valor a ser recebido em outra moeda pela exportação, qualquer mudança na taxa de câmbio fará com que o valor correspondente em moeda nacional seja alterado, podendo diminuir ou aumentar conforme a oscilação das taxas.

Quais empresas estão sujeitas ao risco cambial?

O risco de câmbio afeta, principalmente, as empresas que exportam e/ou importam seus produtos e serviços, e os investidores que realizam operações financeiras internacionais.

Aliás, qualquer operação financeira internacional, tanto realizada por pessoa física quanto por pessoa jurídica, estará sujeita ao risco cambial.

Como reduzir o risco cambial?

Existem algumas formas de reduzir o risco de câmbio e explicaremos as duas principais a seguir:

Contrate o câmbio na condição ACC

Quando contrata um câmbio na condição ACC (adiantamento sobre contrato de câmbio) significa que você financiará o valor exportação (a ser recebido) antes mesmo de a mercadoria ser embarcada.

Essa vantagem é oferecida, geralmente, por bancos e financeiras especializadas no comércio exterior.

Faça hedge

Uma das melhores maneiras de proteger o retorno financeiro em uma operação comercial internacional é investindo em fundos de investimentos ou fundos negociados em Bolsa que estão cobertos.

Esses fundos, também conhecidos como hedge, costumam ser investimentos mais sofisticados, como a compra e a venda de contratos futuros, opções e swap.

Podemos dar como exemplo empresas que exportam celulose. Como se trata de um ativo cotado e faturado em dólar, há o risco de prejuízos na negociação quando a moeda americana se desvaloriza.

No entanto, se elas tiverem vendido contratos de dólar futuro na bolsa de valores (WDO e/ou DOL) antes da exportação, podem fazer um hedge, recomprando parte dos contratos ou todos eles depois da exportação para cobrir as perdas e até mesmo sair com lucro maior.

O ideal é que, antes de realizar operações de importação e exportação, você considere o apoio de uma empresa especializada no assunto para não ter problemas com multas, perdas de dinheiro e sair em desvantagem em um negócio. Assim, terá todo o know-how de que precisa para aplicar as estratégias certas e reduzir o risco cambial.

Pronto para o sucesso no comércio exterior? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como podemos ajudar!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br