• Home
  • Blog
  • Relacionamento com fornecedores estrangeiros: confira as melhores práticas

Relacionamento com fornecedores estrangeiros: confira as melhores práticas

Relacionamento com fornecedores estrangeiros: confira as melhores práticas

O processo de globalização, dentre outras características, trouxe transformações de ordem política, econômica e social — todas as barreiras físicas foram rompidas. Hoje, é cada vez mais comum que os empreendedores busquem estreitar o relacionamento com fornecedores estrangeiros.

Pensando nisso, elaboramos um post com dicas essenciais para você que deseja expandir as suas parcerias além do país. Confira!

Pesquise bem o seu parceiro

Uma interação internacional exige preparação, pois as operações envolvem aspectos complexos. Dessa forma, a procura de fornecedores estrangeiros requer uma pesquisa cuidadosa, ainda mais detalhada do que nas negociações entre membros de um mesmo país.

Estudar o comportamento do parceiro em potencial no mercado é a estratégia que lhe dará confiança no momento de fechar negócio.

Veja quais foram as experiências de outras empresas ao contratar o fornecedor escolhido — altos volumes sugerem sucesso na prestação do serviço:

  • familiaridade: o primeiro fator a ser pensado diz respeito à relação de proximidade com o seu país-alvo, estar ciente das burocracias, cultura, normas de importação, conhecimento de outros clientes;
  • comunicação: o inglês é uma língua amplamente falada no mundo empresarial, todavia não é uma regra. Então, dê preferência a estreitar o contato com aqueles que pertencem a um país cujo idioma é dominado por, pelo menos, um membro da sua equipe;
  • nível de desenvolvimento: os países desenvolvidos têm um grau de credibilidade maior do que os países em desenvolvimento, sendo as transações entre os primeiros resolvidas sem grandes empecilhos.

Limite o número de pessoas que manterão contato com o fornecedor

A tendência ao lidar com grande número de pessoas é complicar qualquer negociação. Cada indivíduo tem uma postura diferente, com o seu modo de interpretação, e isso pode causar confusão na transmissão das informações.

Para alcançar a eficiência na comunicação, faz-se indispensável ter um profissional como referência, uma pessoa que atuará como elo entre empresa e fornecedor.

Além disso, investir em talentos com boa capacidade para se comunicar, que dominem outras línguas e tenham a mente aberta para assimilar diferentes culturas é o caminho que o guiará a uma parceria bem-sucedida no cenário internacional.

Minimize os riscos relacionados ao pagamento

A forma de pagamento é um fator delicado nos pactos com fornecedores estrangeiros, pois existe a possibilidade de o empresário pagar e não receber os produtos comprados. A atitude ideal é ser cauteloso e evitar adiantamentos. São quatro métodos principais:

  • pagamento antecipado: as mercadorias somente são enviadas após o pagamento ser recebido;
  • remessa sem saque: o fornecedor envia mercadorias ao importador e solicita pagamento dentro de um prazo acordado.
  • cobrança documentária: o exportador embarca a mercadoria e remete os documentos de embarque ao importador através do banco. O importador precisa fazer o pagamento para ter acesso aos documentos e retirar a carga;
  • carta de crédito: também conhecida como crédito documentário, é aberta pelo banco a pedido do importador, que determina quais as exigências para que o banco faça o pagamento ao exportador. O banco se compromete a fazer o pagamento, desde que as exigências sejam cumpridas pelo exportador.

Para você, importador, a negociação de remessa sem saque é menos arriscada, ou seja, só paga depois de receber os bens. Mas não é uma regra que todos os fornecedores aceitem esse método, pelo menos enquanto não houver uma relação de confiança. Então, a melhor saída é usar uma opção que ofereça segurança a ambas as partes.

Fuja dos acordos verbais

Celebrar contrato por escrito é a medida que se impõe para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Por essa razão, faça constar no documento, de forma clara e objetiva, todos os detalhes do processo de importação, bem como as responsabilidades de cada parte.

O relacionamento com fornecedores estrangeiros é o tipo de iniciativa que demanda cuidados especiais. Não há sucesso quando realizado de improviso. Um movimento em falso é capaz de arruinar o seu negócio.

Contar com a assessoria de uma empresa qualificada nos serviços de importação, sem dúvida, é a opção mais segura. Não arrisque os resultados de toda uma vida de trabalho!

Gostou do nosso artigo sobre relacionamento com fornecedores estrangeiros? Está pensando em expandir os seus parceiros no cenário internacional? Então, entre em contato conosco!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br