• Home
  • Blog
  • Registro de marca internacional: saiba porque é tão importante

Registro de marca internacional: saiba porque é tão importante

O registro de marca internacional é a única maneira de garantir proteção, exclusividade e direitos de propriedade da marca em países estrangeiros. Cada país tem o seu próprio tipo de registro — podendo abranger apenas o local em questão ou outros países que seguem o mesmo tratado. Assim, ao fazer comércio internacional, é fundamental que o empresário esteja ciente das informações do registro.

Mas, afinal, por que o registro de marca internacional é tão necessário? Além de falarmos sobre a sua importância, a seguir, também listaremos os seus principais benefícios para a marca. Confira!

Importância do registro de marca internacional

Com o mundo cada vez mais globalizado, é comum que as marcas tenham planos de expansão fora do seu país de origem. Abrir-se internacionalmente é uma forma de aumentar a visibilidade do negócio e obter sucesso no mercado — e isso vale tanto para empresas maiores como para microempresas.

Para crescer de forma organizada e bem-sucedida, é essencial que as marcas invistam continuamente na sua proteção, em todos os países que desejem atuar. O registro de marca internacional é uma forma de aumentar as oportunidades de negócios em âmbito internacional, de modo que as transações sejam mais acessíveis aos consumidores e possíveis fornecedores no exterior.

Nesse sentido, buscar conhecimento sobre o registro válido em cada país é extremamente importante para se manter no mercado de forma segura. Vale destacar que esse processo também representa um diferencial competitivo diante de outras empresas.

Vantagens do registro de marca internacional

1. Exclusividade de uso

Uma das principais vantagens buscadas pelos empresários na hora de fazer o registro de marca internacional é a obtenção da exclusividade de sua utilização em todo o território nacional, ou seja, o mesmo registro pode ser utilizado em vários estados. Isso é algo fundamental para quem deseja expandir os negócios ou até mesmo começar um sistema de franquias.

A exclusividade também faz com que o empresário tenha o direito de submeter a ações legais todas aquelas empresas que usem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca.

2. Proteção da marca

O registro de marca internacional é a única maneira de garantir a segurança da sua marca. A partir da sua utilização, todos os seus investimentos ficam protegidos, não existindo o risco de serem contestados por outras pessoas.

3. Credibilidade no mercado

Outra grande vantagem de obter o registro internacional é aumentar a credibilidade no mercado. Antes de comprarem em uma empresa, é comum que clientes verifiquem se a marca é registrada, a fim de garantir que ela é confiável. Além disso, o registro facilita a identificação da marca, o que é essencial para aumentar o número de fidelizações e parcerias de mercado.

O registro de marca internacional é algo indispensável para manter a marca segura, fora do seu país de origem. Por isso, se você deseja expandir seu negócio internacionalmente, é importante se manter atualizado em relação às regras de registro nos países de seu interesse.

Agora que você já sabe como é importante registrar a sua marca internacionalmente, aproveite para conferir o que é outsourcing e como a sua empresa pode se beneficiar dele!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br