• Home
  • Blog
  • Saiba como otimizar os processos de comércio exterior da sua empresa

Saiba como otimizar os processos de comércio exterior da sua empresa

Saiba como otimizar os processos de comércio exterior da sua empresa

Quando o assunto é comércio exterior, a conversa é certamente interessante. Seja para tratar dos desafios da atividade ou trocar experiências a respeito das melhores práticas para o segmento, a garantia de um bom (e longo) papo é quase certa.

Se você busca informações para otimizar os processos relacionados à rotina de comércio exterior, então encontrou o conteúdo certo. Neste post, você saberá quais estratégias adotar para melhorar o desempenho da sua operação, entendendo as vantagens de adotá-las o mais breve possível. Vamos lá?

Desafios do comércio exterior

No Brasil, as empresas que se dedicam ao comércio externo são cotidianamente desafiadas. A severa organização de processos e o rigoroso controle da documentação determinada são apenas alguns dos aspectos que exigem intensa atenção por parte dos gestores da área.

Ao requerer tratativa direta com autoridades e contemplar a necessidade de equilibrar, de modo ético e eficiente, interesses de clientes, entidades regulatórias e fornecedores, a área de comércio exterior traz consigo inúmeros desafios. Nesse âmbito, a gestão de excelência é imprescindível às empresas que desejam se estabelecer e se expandir no mercado.

Para melhorar a capacidade de reagir às demandas do segmento, apresentando soluções adequadas aos eventuais empecilhos operacionais, as organizações precisam estar em constante evolução. Isso inclui a busca de inovações capazes de aumentar a competitividade e conferir alta performance às rotinas de importação e exportação.

Por mais desafiador que o comércio exterior pareça, ele pode trazer bons frutos e vantagens para a uma empresa que tenha planejamento e processos otimizados.

O significado de otimização de processos e os seus benefícios para a empresa

Fazer otimização de processos significa identificar e mapear todas as tarefas que são executadas na empresa, com o objetivo de encontrar e eliminar falhas, reduzir desperdícios, padronizar rotinas e criar melhores resultados. Quando isso é feito, seu negócio consegue atingir diversos objetivos, tais como:

Integração de tarefas

Ao mapear seus processos para fazer a otimização, você vai, automaticamente, definir quem é responsável por cada atividade, de onde ela vem e para onde ela vai.

Assim, toda tarefa que depende de mais de uma pessoa ou setor terá o seu caminho completamente claro e acessível para todos os envolvidos, proporcionando uma comunicação mais fluida e melhores resultados no trabalho em equipe.

Melhor aproveitamento de recursos

O desperdício é um problema sério em qualquer negócio. Aqui, estamos falando tanto de desperdício de matérias-primas e materiais quanto de tempo, mão de obra e ferramentas.

Será que os seus processos estão desenhados para garantir o melhor aproveitamento possível? O layout da sua fábrica facilita a movimentação de produtos e materiais? As tarefas foram delegadas às pessoas mais capacitadas para realizá-las?

É justamente isso que a otimização de processos busca responder. Ao fazê-la, você garante que os recursos sejam aproveitados da melhor maneira possível e que o desperdício seja mínimo ou nulo.

Redução de erros

Quando os colaboradores não têm uma imagem clara do que é esperado deles e o que precisa ser feito em cada processo, os erros são parte da rotina. Em contrapartida, quando os processos são mapeados, o retrabalho causado por falhas é reduzido consideravelmente.

A otimização de processos também busca identificar falhas comuns e encontrar as raízes delas, eliminando o problema de vez.

Mais confiança no negócio

Por fim, com todos esses benefícios não é difícil perceber que a qualidade das entregas da sua empresa vai aumentar. Menos erros, menos atrasos e mais consistência vão trazer mais confiança no negócio, tanto para os funcionários como para fornecedores e clientes.

Melhores práticas para operações de comércio exterior

Se sua empresa almeja a perenidade e o sucesso, você, gestor, jamais deve ignorar uma das características mais relevantes do mercado: o dinamismo. Em um mundo marcado pela volatilidade, é imprescindível que você se dedique, de forma constante e certeira, à busca por soluções que confiram otimização aos processos de comércio exterior. Veja algumas possibilidades:

Conheça o seu mercado em profundidade

Dominando seu segmento e entendendo quais são as dificuldades e as oportunidades, é possível construir um planejamento eficaz e correto. Não permita que suas operações caminhem sem rumo.

A área de comércio exterior é profundamente burocrática e o desconhecimento a respeito de suas normas pode acarretar prejuízos, retardando o crescimento da organização. Mantenha-se sempre atualizado e em contato com as novidades do segmento.

Invista em tecnologia para automatizar processos

A tecnologia é a grande aliada dos negócios contemporâneos. Um bom sistema de gestão facilita a automatização de processos e minimiza as chances de erros operacionais.

Além disso, as soluções tecnológicas eliminam retrabalho, otimizam recursos (agindo, inclusive, na redução dos custos) e permitem a obtenção de dados transparentes para embasar decisões estratégicas.

Aperfeiçoe e controle os indicadores de desempenho

Se você ainda não definiu os KPIs (Key Performance Indicators) do seu negócio, pare de protelar a atividade. Os indicadores de desempenho são essenciais para que você consiga monitorar sua operação com segurança, identificando possíveis desvios e corrigindo-os de imediato.

As métricas de monitoramento são fundamentais para garantir a saúde da empresa, assegurando o bom andamento dos processos e permitindo o crescimento da organização.

Reduza custos ao mapear os processos

Já falamos que a otimização começa com o mapeamento de processos. Além de deixá-los mais estruturados e aumentar o entendimento sobre eles, existe mais a ser feito.

Ao realizar uma análise crítica dos processos, é importante também se atentar para os custos existentes. Focar nos pontos que são onerosos em cada etapa, para depois buscar alternativas de diminuir os gastos pode trazer excelentes resultados. É menos burocrático e mais rápido fazer pequenas reduções em cada fase do processo do que propor uma grande redução que englobe tudo.

Forme boas parcerias

Ninguém sobrevive sozinho no mundo dos negócios. Se quiser ter processos realmente otimizados, você precisará se esforçar para formar boas parcerias com toda a sua rede de contatos.

Desde os seus colaboradores até os clientes, passando pelos fornecedores, todos precisam sentir que vale a pena participar dessa relação e colaborar para a manutenção e o crescimento do negócio.

Conte com uma consultoria de importação e exportação

Independentemente do porte da empresa, contar com uma consultoria focada em comércio exterior pode ser determinante para o sucesso do negócio. Isso porque uma sólida expertise em logística integrada, focada em transações internacionais, proporciona mais segurança e agilidade nas operações.

Ao escolher o parceiro ideal para auxiliar nas rotinas de comércio exterior, fique atento à ética e ao comprometimento dessa empresa, que deve priorizar uma relação duradoura de confiança e crescimento mútuo. O resultado certamente será muito positivo!

Ficou interessado no tema e deseja alavancar o seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar os resultados esperados!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br