• Home
  • Blog
  • Você sabe como fazer a precificação de produtos no exterior?

Você sabe como fazer a precificação de produtos no exterior?

Você sabe como fazer a precificação de produtos no exterior?

A precificação de produtos no exterior é fundamental para estimular a competitividade de uma empresa no mercado internacional. Por isso, é preciso saber realizar os cálculos levando em consideração alguns aspectos para a sua correta definição.

Despesas com armazenamento, taxas portuárias, transporte e impostos são alguns dos fatores que impactam no preço final da mercadoria a ser comercializada no exterior. Saber precificar os produtos é uma tarefa que não pode ser desenvolvida pela intuição dos gestores, mas sim baseada na cultura local, concorrência, embalagens, seguros, estoque entre outros elementos que influenciam no comportamento do consumidor daquele lugar.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, desenvolvemos este post que explicará  como esses fatores influenciam na precificação de um produto vendido em terras estrangeiras. Ficou interessado? Então não deixe de ler o conteúdo até o final!

Cultura local

Conhecer o lugar onde você deseja exportar os seus produtos é um dos primeiros passos a serem considerados na hora fazer a sua precificação. Deve-se levantar o máximo de informações sobre as exigências dos clientes daquele lugar e as suas necessidades. Além disso, é importante saber sobre a economia, política, regime tarifário e de tributos para uma análise mais criteriosa.

Transporte

Para colocar o seu produto no comércio exterior a preços competitivos, é ideal optar por alternativas mais viáveis de transporte, levando em consideração o seu custo e o prazo de entregas das mercadorias. A integridade dos produtos, segurança, preço e tempo de entrega são fatores que também devem ser notados ao contratar uma transportadora.

Concorrência

Depois de toda a análise e montagem do valor final do seu produto, verificar o preço praticado pela concorrência é fundamental para que a sua mercadoria entre para a disputa no mercado internacional. Sendo assim, o preço dos seus produtos precisa estar no mesmo patamar da concorrência referente ao seu segmento e categoria. Caso contrário, os consumidores optarão por comprar em outras empresas.

Embalagens

Nesse caso, é imprescindível escolher a melhor embalagem para carregar as suas mercadorias. Afinal, elas são responsáveis por manter a integridade e a segurança dos produtos, garantindo que eles cheguem até o seu destino em perfeitas condições. No processo de escolha, o gestor deve prezar pelo equilíbrio entre o seu custo e benefício, seja ela caixa de papelão, contêiner ou caixas de madeira.

Seguros

O seguro de transporte de mercadorias também é um fator preponderante na definição de preços de produtos para exportação. Esse elemento é muito importante para proteger a carga contra avarias, perdas ou danos e o gestor não pode deixar de integrar no preço das mercadorias. Assim, é preciso estudar bem as apólices de seguro das empresas exportadoras, verificando também o Incoterm ideal para definição de responsabilidades.

Estoque

Para conseguir um preço competitivo para as suas mercadorias de exportação, é necessário trabalhar bem o seu estoque. Ele deve ser minimizado a fim de diversificar os produtos e maximizar o seu giro. Dessa forma, você saberá o custo do produto parado em estoque, que deve ser o mínimo possível.

Fazer a precificação de produtos no exterior é uma tarefa que exige que o gestor conheça todos esses aspectos que dão origem ao preço de venda. Nesse sentido, definir bem o custo das mercadorias é uma parcela fundamental para que a empresa saiba o quanto lucrou nas suas transações. Assim, é muito importante saber da influência desses pontos para o sucesso da venda de produtos.

O que você achou do nosso post? Gostou? Quer ter mais conteúdos disponíveis como esta publicação? Então siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades. Estamos no Facebook e LinkedIn.

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br