• Home
  • Blog
  • Por que minha empresa deveria exportar produtos e mercadorias?

Por que minha empresa deveria exportar produtos e mercadorias?

Por que minha empresa deveria exportar produtos e mercadorias?

Destinar parte de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo é uma das melhores estratégias para aumentar e diversificar sua clientela. Isso porque exportar seus produtos significa depender menos de apenas um nicho de consumo, ou seja, a sua empresa corre menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, menos dependente será.

Outro fator que demonstra a importância de exportar é quando se fala de sazonalidade, a qual muita das vezes pode eliminar o seu produto do mercado em determinadas épocas do ano. Por exemplo, se o seu item de comércio é apropriado apenas para clima frio, provavelmente no verão não terá procura.

Assim, se sua empresa atinge novos mercados poderá vender o ano inteiro, o que minimiza a dependência das estações climáticas nacionais.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com algumas razões que demonstram porque exportar proporciona para sua empresa resultados financeiros melhores do que para aquelas que só atuam no mercado interno.

Continue a leitura do post.

Incentiva a expansão do mix de produtos

Trabalhar com um bom mix de produtos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ao exportar uma maior variedade de mercadorias, as chances de expansão do mercado aumentam, uma vez que é possível criar novos nichos de negócios.

Pulveriza a receita e os riscos

O aumento da demanda consequentemente eleva as vendas e a produção da empresa, com isso a lucratividade tende a subir também.

Além disso, é possível reduzir os riscos com os clientes. Quando uma organização decide exportar, ela deve ter em mente que o número total de clientes que trabalham junto com ela também crescerá. Isso significa que quanto mais consumidores, menor será o impacto sobre os lucros da empresa, caso algum deixe a sua carteira.

Cresce a produtividade

No momento em que uma organização dá início à exportação, ela precisa produzir em larga escala, além de investir na qualidade de seus produtos. Assim, conseguirá competir melhor no mercado internacional.

produção em grande quantidade diminui os custos de seus produtos, tornando-os mais competitivos, e amplia a sua rentabilidade.

Reduz a dependência do mercado interno

O comércio exterior abre caminhos para conquistar novos clientes independentemente do tipo de produto. Desse modo, a sua organização terá para quem vender e para onde vender o tempo todo.

Assim, ela não sofrerá tanto com os choques econômicos do país. É necessário que o empreendimento adote estratégias de redução da dependência do mercado interno para enfrentar com tranquilidade períodos de recessão, sazonalidade do mercado e crescimento da competitividade.

Estimula o investimento em tecnologia e inovação

Para que a empresa cresça é preciso se modernizar. Esse é o estímulo provocado pela exportação. Por isso, de forma geral, todo o processo industrial sai ganhando, pois impulsiona o crescimento do negócio. Ou seja, para competir no mercado exterior, a organização deve se adaptar às tecnologias utilizadas no setor.

Atuar no mercado internacional traz benefícios para todo o país. Isso porque exportar gera emprego e renda, traz divisas, aprimora a qualidade dos produtos e dos recursos humanos, além de desenvolver todo o parque industrial.

Gostou do nosso post sobre os motivos para sua empresa começar a exportar? Para obter mais informações como esta, basta assinar a nossa newsletter. Todas as novidades e atualizações irão direto para a sua caixa de entrada!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br