• Home
  • Blog
  • Qual a importância das boas parcerias para a importação de produtos?

Qual a importância das boas parcerias para a importação de produtos?

Qual a importância das boas parcerias para a importação de produtos?

“Se quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá acompanhado”. Esse provérbio africano destaca a importância da parceria para a geração de resultados expressivos e de longo prazo e pode facilmente ser aplicado na importação de produtos.

A participação das empresas no mercado internacional, além de ser uma realidade, é uma necessidade. Com as novas tecnologias, hoje, é muito mais fácil e barato importar e exportar produtos, aumentando a competitividade e o lucro das empresas.

Mas, para tirar proveito dessa modalidade de comércio, é preciso entender mais sobre parcerias e a sua importância, fazendo os ajustes necessários para conseguir as melhores negociações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

A importância de realizar a importação de produtos

Importar é uma ótima alternativa para as empresas que desejam se destacar no mercado. A importação de produtos acabados para revenda ou insumos e matérias-primas para produção tende a ser um grande diferencial para o sucesso de uma organização. Entre as vantagens, estão:

  • redução de custos;
  • aumento do portfólio de produtos;
  • acesso à tecnologia de ponta;
  • aumento da produção;
  • benefícios fiscais;
  • geração de emprego e renda.

Como observamos, são muitas as vantagens para se realizar a importação de produtos. Porém, para desempenhar esse processo de forma eficiente e atingir os resultados esperados, é preciso contar com bons parceiros. Mas quem são eles?

A importância de ter como parceiro uma empresa importadora

As empresas especializadas em importação agregam, para quem deseja importar, um grande know-how que vai desde o conhecimento burocrático para lidar com todas as documentações exigidas e modalidades de pagamento, até a apresentação e acompanhamento de fornecedores.

Essas empresas, muitas vezes, já sabem a forma de operar no mercado internacional, facilitando o andamento dos processos. Outra vantagem é que esse parceiro pode auxiliar no relacionamento com os fornecedores, além de conhecer os acordos entre países e apontar como se beneficiar deles.

A importância de manter um bom relacionamento com fornecedores estrangeiros

Além de formar uma boa parceria com uma empresa importadora é preciso ter um estreito laço com os seus fornecedores estrangeiros. Se possível, tente conhecer as operações, verificando a estrutura física e tecnológica, os processos e padrão de qualidade do seu fornecedor.

O bom relacionamento também permite fazer melhores negociações de preço e prazo, conseguir com mais facilidade flexibilizar a produção em momentos oportunos (como em períodos sazonais) e trocar experiências e informações para automatizar os processos e aumentar a eficiência.

A importância de conhecer os acordos

Os países geralmente possuem parcerias, firmadas através de acordos, que facilitam e incentivam o comércio entre eles. Esses acordos podem ser feitos de maneira bilateral, tendo como exemplo Brasil e China, ou abrangendo um grupo de países, como no caso do Mercosul.

Os benefícios desses acordos para a importação de produtos e insumos devem ser considerados quando for decidir de qual país irá importar. Usufruir desses benefícios permitirá, no mínimo, que o seu produto chegue ao mercado nacional por um preço mais competitivo.

Certamente, formar parcerias para a importação de produtos é um grande diferencial para as empresas que almejam ir longe. E então? Com que prioridade a sua empresa trabalha as suas parcerias? A sua empresa já participa do comércio internacional?

Gostou do artigo? Nosso conteúdo foi útil para você? Então o compartilhe nas redes sociais com todos os seus amigos!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br