• Home
  • Blog
  • Confira 5 dicas essenciais para otimizar logística de importação

Confira 5 dicas essenciais para otimizar logística de importação

Confira 5 dicas essenciais para otimizar logística de importação

Atualmente as empresas importadoras desempenham um papel de destaque na economia brasileira. Entretanto, empresas que atuam no setor de comércio exterior devem contar com uma logística de importação bem estruturada para que não ocorram erros capazes de comprometer todo o processo.

Um processo de importação deve ser desenvolvido e detalhado minuciosamente. Esse fato organizará a prática da operação e será um diferencial para a empresa que o realizar.

Ficou curioso para conhecer como aperfeiçoar sua logística de importação? Então, continue a leitura e conheça cinco dicas!

1. Verifique sua documentação

O processo de importação, no Brasil, é regulado pela Receita Federal. Caso haja alguma irregularidade no processo, o responsável sofrerá sanções. Por isso, é essencial que toda a documentação esteja em perfeita regularidade ao ser apresentada às autoridades aduaneiras.

Alguns documentos podem variar, conforme o país de origem do produto. Mas geralmente os documentos exigidos são:

  • certificado de origem;
  • lista de conteúdo;
  • fatura de compras;
  • declaração e comprovante de importação etc.

É extremamente aconselhável contratar uma empresa de consultoria especializada para a organização desses documentos. Empresas com experiência na área evitarão que erros na documentação ocorram.

2. Simule os custos envolvidos na logística de importação

Uma empresa bem preparada é sempre aquela que antevê os gastos em determinada operação e se organiza para eles. Por isso, é essencial que o gestor esteja pronto para entender a demanda do mercado por seus produtos. Também é necessário calcular os custos com a produção e estar atento a eventualidades que possam aumentar o valor estipulado.

O gestor deve lançar mão de planilhas e relatórios com custos em operações anteriores, pois a logística de importação está relacionada a um efetivo controle operacional e de boas estratégias para o seu negócio. Esse é outro ponto que a contratação de uma empresa especializada no ramo de comércio exterior facilita muito as coisas.

3. Conheça o seu fornecedor

A logística de importação envolve mais de um agente. O fornecedor dos insumos atua ativamente no sucesso da operação. Por isso, é importante conhecê-lo ao máximo para evitar transtornos.

Pesquise sobre seu fornecedor, veja a qualidade dos produtos oferecidos, procure saber se ele age de acordo com as normas vigentes etc. Além disso, mantenha um relacionamento de proximidade cordial com ele. Assim, problemas serão evitados ou resolvidos com maior facilidade.

4. Avalie a urgência em receber os produtos

Nesse ponto o gestor analisará as opções de transporte para determinado produto, buscando conhecer qual o prazo real em que ele precisa da mercadoria em sua posse. Caso o item esteja dentro do prazo anteriormente estabelecido, sem necessidade urgente de recebimento, a melhor opção é transporte marítimo, pois possui um tempo maior de trânsito, porém com um custo mais baixo.

No entanto, se houver urgência no recebimento, o transporte escolhido deve ser o aéreo, que tem o tempo de trânsito menor com um custo mais alto. Esta modalidade geralmente ocorre quando o empresário tem que atender a uma demanda atípica e de valor mais elevado.

5. Confirme a limitação no Radar

O Radar (Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é um segmento da Receita Federal que tem a função de regular a quantidade e valores das importações realizadas. Por essa razão, o importador deve estar habilitado no Radar antes de realizar qualquer operação.

Nesse sentido, o gestor deve verificar sua limitação para que não ultrapasse o valor estipulado e se ele está devidamente habilitado a importar. Caso contrário, pode ter problemas, como prejuízos e sanções.

Portanto, percebemos que, para otimizar a logística de importação, o empresário deve estar atento as medidas que devem ser tomadas desde antes do processo, como estudo de mercado, checagem de documentação e análise de fornecedores. Desse modo, ele terá uma maior chance de êxito em sua empreitada.

A contratação de uma empresa especializada no comércio exterior facilita muito a vida do gestor. Afinal, uma consultoria no assunto importação demonstrará ao empresário a forma agir, apresentando planilhas e identificando quais negócios podem ser lucrativos e quais têm maiores chances de ser ruinosos. Por isso, invista na contratação de empresas com experiência no mercado e potencialize a logística de importação, garantindo resultados mais lucrativos.

Se você gostou das dicas de como otimizar a logística de importação e quer saber como a consultoria pode lhe auxiliar, entre em contato com a nossa empresa! Teremos prazer em atendê-lo!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br