• Home
  • Blog
  • Saiba como reduzir os custos de exportação da sua empresa

Saiba como reduzir os custos de exportação da sua empresa

Saiba como reduzir os custos de exportação da sua empresa

Exportar produtos é uma maneira de aumentar as vendas, expandir seu negócio e diversificar os clientes da sua empresa. Para ter mais poder competitivo no mercado internacional e oferecer melhores preços, é fundamental buscar maneiras de reduzir os custos de exportação.

Mas afinal, quais gastos estão envolvidos nesse processo? O que uma empresa pode fazer para exportar gastando menos? Confira estas dicas e aprenda a reduzir os custos de exportação!

Quais são os custos envolvidos na exportação?

Além dos custos normais de produção, outros gastos devem ser levados em conta na formação do preço para exportação. As principais despesas são:

  • embalagens, selos e certificações especiais para envio ao exterior;
  • transporte nacional e internacional;
  • seguros;
  • impostos e despesas portuárias.

Como reduzir os custos de exportação?

Reduzir custos é o sonho de todo empresário e gestor — e com a exportação não seria diferente. Veja algumas boas práticas para gastar menos ao exportar seus produtos!

Planeje

O planejamento pode ajudá-lo a poupar dinheiro, especialmente com o transporte. Revise sua logística periodicamente para encontrar sempre as melhores rotas. O hábito de planejar também reduz as possibilidades de erro e de geração de retrabalho, além de garantir melhor aproveitamento dos seus recursos e menos ociosidade.

Analise o mercado

O destino das suas exportações pode afetar bastante o custo dos produtos. Por isso, pesquise o mercado internacional, conheça os tratados de comércio exterior assinados pelo Brasil e procure tirar vantagem deles.

Além disso, pesquise também quais países têm mais demanda e pagam mais pelos produtos que você fornece.

Use a tecnologia

Utilize a tecnologia na sua empresa e procure parceiros que também empregam ela com frequência. O uso de ferramentas tecnológicas permite maior controle, rastreio, segurança e agilidade em todos os processos e, especialmente, durante o transporte.

Preste atenção aos impostos e às taxas

Normalmente, as exportações são isentas de PIS, COFINS e ICMS e, apenas em algumas situações, aplica-se o Imposto de Exportação. Esses são incentivos fiscais concedidos pelo governo para promover as exportações.

Em muitos casos, o empresário ainda tem a possibilidade de ser restituído dos valores pagos em impostos nos produtos adquiridos em território nacional que se destinam à produção de bens para exportação.

O conhecimento sobre a legislação tributária a respeito dessas isenções e restituições é fundamental para garantir um custo mais baixo para os produtos exportados.

Além dos impostos, as taxas portuárias e aeroportuárias também têm impacto considerável sobre os custos da exportação. Por isso, é importante conhecer as taxas praticadas em cada localidade, bem como planejar o tempo de armazenagem, que também é cobrado.

Conte com pessoal especializado

Por fim, a contratação de empresas especializadas em comércio exterior tem potencial para otimizar suas operações de exportação e ainda reduzir os custos.

As equipes treinadas e habituadas a lidar com os processos aduaneiros são capazes de identificar oportunidades, escolher os regimes tributários corretos, melhorar a logística e garantir mais agilidade e segurança para as exportações.

Portanto, a terceirização dos serviços de comércio exterior pode contribuir para reduzir os custos de exportação e dar mais qualidade ao processo.

E aí, pensa em importar ou exportar? Quer aprender mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br