• Home
  • Blog
  • O que é outsourcing internacional e como a sua empresa pode se beneficiar disso?

O que é outsourcing internacional e como a sua empresa pode se beneficiar disso?

O que é outsourcing internacional e como a sua empresa pode se beneficiar disso?

Se você ainda não sabe o que é outsourcing internacional, pode estar perdendo uma grande oportunidade de reduzir custos e ainda otimizar a qualidade dos produtos e serviços ofertados pela sua empresa.

Exemplo disso são grandes negócios como Apple e IBM, que já adotaram essa tática para dar mais competitividade aos seus produtos. No entanto, você não precisa ser nenhum gigante para conseguir se beneficiar do outsourcing internacional.

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja agora o que é outsourcing internacional e como a sua empresa também pode embarcar nessa tendência!

O que é outsourcing internacional?

O termo outsourcing pode ser traduzido como terceirização. No entanto, quando falamos em terceirização, a prática mais comum que vem à nossa mente é a de contratação de pessoal de outra empresa para trabalhar nas suas instalações.

No Brasil, por exemplo, é muito comum a terceirização de serviços de limpeza, portaria ou segurança. Em contrapartida, o outsourcing internacional corresponde a um sentido mais amplo de terceirização.

Nesse sentido, ele se refere à delegação de tarefas para outras empresas, sendo que essas atividades são realizadas nas instalações das próprias companhias contratadas e, obviamente, em um país diferente da contratante.

É o caso de muitas empresas que terceirizam o setor de atendimento ao cliente para grupos de tecnologia em locais como Índia ou Cingapura.

O que também pode ser verificado em corporações como Apple ou Nike, que terceirizam grande parte das suas produções para fábricas na China, Indonésia, entre outros países.

Quais são os benefícios?

Quem opta pelo outsourcing internacional, normalmente, busca uma maneira de produzir mais gastando menos. Afinal, a mão de obra nesses locais costuma ser mais barata, o que resulta em um custo de produção mais baixo.

Entretanto, os benefícios podem ir muito além do preço. Pode ser que o empresário esteja buscando uma tecnologia que não está disponível no país dele ou um produto de qualidade superior.  Ele pode se aproveitar, ainda, de fornecedores que têm uma capacidade produtiva muito grande e, por isso, conseguem ser mais competitivos.

Adicionalmente, a ampliação do comércio exterior e do volume de compra e venda de produtos no mercado internacional também é benéfica para a economia e o desenvolvimento mundial.

Com mais concorrência, é natural que as empresas se esforcem mais para implementar melhorias e oferecer melhores produtos. Dessa forma, a terceirização pode alavancar as economias locais e dar oportunidades de crescimento para países antes praticamente desconhecidos no mercado mundial.

Por fim, o outsourcing internacional tem potencial para auxiliar na redução do esforço administrativo de um negócio e favorecer a sua expansão.

Assim, quando a empresa terceiriza alguns serviços, os gestores têm mais tempo para se dedicarem às atividades que tenham impacto direto no crescimento da companhia.

Como colocar em prática?

O outsourcing internacional demanda um pouco mais de cautela do que as operações tradicionais de importação e exportação. Isso porque a empresa contratada geralmente vai produzir itens ou prestar serviços em nome da sua marca.

Isso significa que você deve sempre buscar fornecedores confiáveis, que cumpram o contrato e que realmente tenham capacidade produtiva e tecnológica para atender aos seus requisitos de qualidade. Você também deve estar atento para o cumprimento de regras, assim como em relação às leis locais e internacionais.

Tenha em mente que, para fazer tudo isso, é aconselhável contar com uma assessoria especializada e experiente em pesquisar e recrutar fornecedores internacionais.

E agora que você já sabe o que é outsourcing internacional, nos diga: está pensando em adotar essa estratégia? Acha que ela poderia trazer benefícios para o seu negócio? Deixe seu comentário aqui e compartilhe suas opiniões!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br