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Saiba o que é dropshipping e como trabalhar com essa técnica

Saiba o que é dropshipping e como trabalhar com essa técnica

Se você tem uma loja virtual e ainda não sabe o que é dropshipping, então saiba que pode estar perdendo uma excelente oportunidade de negócio. Esse modelo já é adotado por grandes nomes, como Amazon, mas isso não quer dizer que seja restrito a apenas negócios de grande porte.

Qualquer e-commerce, seja ele iniciante, seja já estabelecido no mercado, pode obter vantagens e expandir a empresa com o uso do dropshipping. Quer saber o que ele é e como essa técnica pode ajudar a sua loja virtual a crescer? Venha com a gente e descubra tudo!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio em que alguém atua como vendedor e deixa a entrega e o controle de estoque por conta de outra empresa. A palavra inglesa drop significa soltar ou largar e shipping quer dizer entrega ou envio. Ou seja, a empresa vendedora abre mão da atividade de entrega.

É claro que isso pode funcionar com qualquer loja que faz entregas ao cliente, mesmo as presenciais. No entanto, é no comércio virtual que o dropshipping encontra seu maior uso, justamente porque a entrega está presente em todas as vendas desse modelo e manter um estoque pode custar caro para os donos de e-commerce.

Como funciona?

O dropshipping nas lojas virtuais funciona em três passos:

  1. O cliente compra um produto no site.
  2. A loja virtual aciona o fornecedor.
  3. O fornecedor envia a encomenda para o cliente.

No fim, a loja virtual tem como lucro a diferença entre o preço cobrado pelo fornecedor e o preço de venda para o cliente final.

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Como encontrar fornecedores?

Se você já tem planos de transações comerciais legalizados e sistematizados de forma devida, além de já saber quais as mercadorias e produtos vender exercendo dropshipping, a forma mais fácil de buscar por fornecedores qualificados no mercado é por meio do contato com os fabricantes.

Os fornecedores nem sempre aprovam ou desejam praticar dropshipping, mas isso pode contribuir para que você gere uma listagem que o auxilie para dar início a busca dessa atividade.

Sabemos que o mercado, infelizmente, está cheio de pessoas mal-intencionadas, que querem dar desfalque às pessoas, e passando informações sem consistência e sem honestidade. Portanto, é preciso agir com prudência e atenção ao definir o seu fornecedor.

O Google é um bom mecanismo para você localizar as organizações que tendem a realizar dropshipping, mas, para isso, é necessário que já se tenham algumas ideias em mente e um breve conhecimento sobre o assunto.

Qual o passo a passo de como trabalhar com esse método?

Para sair na frente da concorrência e assegurar o êxito com este modelo de venda é necessário aderir alguns passos que são imprescindíveis. Confira!

Passo 1: defina as mercadorias para enviar via dropshipping

Após estabelecer um parceiro de dropshipping, você deve conferir as mercadorias ofertadas e observar se existem algumas novidades para proporcionar aos seus clientes.

Passo 2: empreenda produtos que esteja em alta

Busque por mercadorias que você pressupõe que estejam no auge e são tendência — como exemplo, podemos citar as pesquisas dos clientes quanto as estações do ano. No verão, a procura em lojas virtuais são por roupas de banho, enquanto no inverno são por cachecóis, botas, calças, entre outros.

É muito importante definir sua estratégia para utilizar dessa ferramenta e ter bons resultados. A vantagem é que você consegue empreender conforme as exigências do seu negócio.

Passo 3: peça o feedback de seus clientes

Com um certo tempo de operação, faça contato com seus clientes e peça a eles um feedback. Nesse parecer, pergunte a opinião deles quanto a mercadoria/produto antes de lançá-lo. É muito bom indagar sobre o produto que está sendo comprado para que você saiba mais sobre ele. Uma boa dica é realizar pesquisas por intermédio das redes sociais.

Quais são os benefícios do dropshipping?

O dropshipping tem benefícios tanto para o fornecedor, pois ele tem a oportunidade de vender seus produtos sem precisar manter a loja virtual com marketing etc. — indiretamente, ele usa a estrutura fornecida pelo e-commerce — quanto para o lojista, que garante diversos benefícios que vão desde a escolha bons fornecedores como parceiros até os que listamos a seguir. Confira!

Menor investimento

Ao usar o estoque do fornecedor, a sua loja virtual precisará de um investimento muito menor para começar e se manter funcionando. Além disso, o risco de ter estoque parado não existe e você só paga por aquilo que realmente vende.

Melhor presença regional

O Brasil tem dimensões continentais, e entregar produtos para todo o país a partir de uma única localização pode ser demorado e caro. Ao usar o dropshipping, você pode ter fornecedores em vários locais e melhorar a sua presença regional, gerando entregas mais rápidas e fretes mais baratos.

Redução de custos por não precisar montar estoque

Por não exigir a necessidade de estoque para seu funcionamento, o dropshipping permite que haja uma redução de custos. O processo é tão dinâmico que isenta a empresa de fazer investimentos em armazenagem e compra de muitos produtos, abrindo a possibilidade para investir em mais variedade de mercadorias.

Variedade de produtos

Quem tem uma loja virtual sabe o desafio que é gerenciar um grande portfólio de produtos. Com o dropshipping, você pode aumentar seu leque de produtos sem sobrecarregar o trabalho de gerenciamento. Dessa forma, o fornecedor ficará responsável por garantir a disponibilidade dos produtos.

Redução de despesas fixas

Utilizar o dropshipping diminui os encargos da empresa no que se refere aos custos fixos demandados pela etapa de entrega e armazenagem de produtos. Não ter de se preocupar com gastos, como o frete, por exemplo, traz grandes economias para o negócio, o impacta diretamente no aumento dos lucros.

Flexibilidade de tempo e lugar para operar o trabalho

O dropshipping viabiliza a operação dos negócios para que seja realizada em qualquer lugar, a única exigência é comunicação por meio de internet. Dialogar com clientes e fornecedores, além de gerir todo o negócio, será muito mais fácil.

Pouco capital para iniciar as atividades

A parceria entre loja virtual e fornecedor faz com que o capital necessário para abrir o negócio seja o mínimo possível, já que não haverá preocupações com o processamento de pedidos e montagem de estoque.

Escalabilidade do negócio

Aumentar a loja virtual é o sonho de qualquer empreendedor e, com o dropshipping, isso fica muito mais fácil. Você pode disponibilizar uma maior variedade de produtos, vender mais e fazer as entregas em um período menor sem aumentar os seus custos graças à parceria com os fornecedores.

Com isso, ficou bem claro o que é dropshipping: uma relação na qual fornecedor, lojista e cliente saem ganhando. A sua loja virtual pode crescer bastante ao adotar essa técnica, o que permitirá aumentar o leque de produtos, acelerar as entregas e garantir a satisfação do cliente.

Gostou do nosso post sobre como trabalhar com a técnica de dropshipping? Agora que já sabe melhor sobre o modelo de negócios, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos entendam sobre o assunto!

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