• Home
  • Blog
  • O que é cross docking? Entenda essa modalidade de negócio

O que é cross docking? Entenda essa modalidade de negócio

O que é cross docking? Entenda essa modalidade de negócio

Você entende bem o que é cross docking? É uma ótima modalidade de negócio que auxilia os gestores a enfrentarem os desafios com a gestão de estoque — em especial aqueles que trabalham com espaços reduzidos para estocar os seus produtos/matérias-primas.

Trata-se de uma estratégia logística inovadora que transforma os conceitos tradicionais de armazenamento, promovendo a otimização máxima ou até mesmo a eliminação do estoque dos produtos comercializados pela empresa.

Neste post, apresentamos a definição e funcionamento do cross docking, bem como as vantagens oferecidas. Ficou interessado no assunto? Então siga a leitura até o final e aproveite as informações!

O que é cross docking?

O cross docking é uma estratégia logística de distribuição de materiais, os quais são recebidos por um centro de distribuição (CD) ou armazém e, com o menor prazo possível, são redistribuídos para que, finalmente, sejam entregues ao consumidor final.

Esse método inovador permite que os produtos sejam transferidos da etapa de recebimento direto para a etapa de expedição, eliminando algumas etapas do processo de armazenagem. Dessa forma, os itens permanecem no estoque por um tempo bem curto ou, se possível, zero.

Assim, os gestores podem concentrar seus esforços apenas no fluxo das mercadorias e não em sua armazenagem. Por esse motivo, essa estratégia também é conhecida como distribuição em fluxo.

Como funciona?

O principal objetivo do cross docking é deslocar os produtos que chegam dos fornecedores diretamente para os consumidores, sem precisar estocá-los. Para você entender melhor como funciona esse deslocamento de mercadorias vamos utilizar o seguinte exemplo.

Imagine a operação de uma rede de supermercados. Sabemos que esse comércio disponibiliza diversos produtos, porém vamos considerar apenas 5 deles: macarrão, arroz, feijão, açúcar e leite. Consideremos, também, que para cada um destes itens existe um fornecedor específico e que esta rede seja composta por 10 lojas.

Assim, 5 caminhões (um de cada fornecedor) chegam ao centro de distribuição pelo lado definido como a entrada e outros 10 veículos estacionam pelo lado da saída. As mercadorias, à medida que são retiradas dos veículos dos fornecedores, são despachadas para os caminhões que levarão os produtos para as 10 lojas, na quantidade certa para cada uma.

Essa atividade dispensa qualquer estocagem e demanda pouco prazo para ser executada.

Quais os principais benefícios desse tipo de negócio?

O cross docking trouxe praticidade para o sistema de distribuição de produtos. Assim, seus principais benefícios são os listados abaixo.

Redução de custos com estoque

Com o cross docking o espaço do estoque é reduzido, o que promove uma boa economia com aluguel de espaço. Isso significa menos custo na mercadoria vendida.

Agilidade nos processos

Toda a estratégia desse negócio é baseada na organização, eficiência e boa comunicação com fornecedores e clientes. Dessa forma, ganha-se qualidade na prestação dos serviços e aumenta-se a satisfação do seu cliente, que receberá a mercadoria no prazo estabelecido.

 Maior controle na entrega

O cross docking otimiza o processo de manuseio de materiais ao realizar a entrega de produtos ao cliente pelo método de despacho. Isso significa mais eficiência e efetividade para atender o cliente do que a entrega direta pelo fabricante.

Implementar essa metodologia de distribuição com eficiência é preciso, entre muitos fatores, estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores e treinar bem os funcionários. Agora você já sabe o que é cross docking, avalie se essa estratégia logística inovadora se encaixa ao seu negócio e aproveite os seus benefícios.

Você gostou deste post sobre cross docking? Aproveite a visita na nossa página para assinar a newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações direto na sua caixa de entrada!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br