• Home
  • Blog
  • Nacionalização de produtos: entenda o que é e qual a sua importância

Nacionalização de produtos: entenda o que é e qual a sua importância

Nacionalização de produtos: entenda o que é e qual a sua importância

Se a sua empresa utiliza produtos importados, é possível que você já tenha se deparado com surpresas desagradáveis, como mercadorias retidas na alfândega, custos maiores do que o previsto inicialmente e dificuldades burocráticas em geral. Por isso, se você pensa em importar, é muito importante saber como funciona a nacionalização de produtos.

No post de hoje, trataremos um pouco sobre esse tema e a importância dele para o seu negócio. Confira!

O que é nacionalização de produtos?

A nacionalização de um produto é o ato de tornar nacional uma mercadoria que era estrangeira. Ou seja, o produto de procedência estrangeira é importado de forma definitiva e são realizados todos os procedimentos necessários para que sua entrada no país ocorra em conformidade com a lei.

Para isso, é preciso que um despachante realize o desembaraço alfandegário da mercadoria. Isso inclui providenciar os documentos oficiais e cumprir as normas comerciais, cambiais e fiscais.

Aqui vale destacar a diferença entre produto nacionalizado e produto nacional. Essa distinção é importante especialmente por conta do índice de nacionalização, utilizado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) como parâmetro para concessão de algumas linhas de crédito.

O FINAME, que oferece juros baixos e prazos longos para compra de máquinas e equipamentos, é a linha de crédito desse tipo mais conhecida. Essa opção exige que a empresa tenha um índice mínimo de nacionalização, ou seja, que um percentual estipulado dos componentes seja fabricado no Brasil. Existem dois tipos de índice de nacionalização, o índice de nacionalização em valor e em peso. Os produtos nacionalizados entram no cálculo como importados.

Qual é a importância da nacionalização de produtos para a empresa?

Saber como funciona a nacionalização dos produtos é importante especialmente para a empresa que quer importar mercadorias.

Variáveis — como prazo para desembaraço aduaneiro, custos com a nacionalização e até mesmo restrições a determinados produtos — podem determinar a viabilidade ou não daquela importação.

É preciso conhecer as regras para nacionalizar aquele produto no seu país, saber em quanto tempo ele estará disponível e os trâmites necessários. Isso leva em conta taxas, impostos, benefícios e isenções. Se algo não for feito corretamente, pode gerar multas altas ou até mesmo a devolução da mercadoria.

Ou seja: se a sua empresa pensa em importar, uma boa assessoria sobre a nacionalização dos produtos pode poupar dor de cabeça. Além disso, esse serviço garante uma vantagem em relação à concorrência, dando agilidade e racionalizando custos.

E mesmo que a sua organização pense apenas em exportar, também é bom saber quais são as normas vigentes para nacionalizar os produtos no país de destino. Embora a nacionalização seja responsabilidade do importador, regras muito rígidas ou custos muito altos podem ser informações importantes para o seu negócio, levando você a buscar outros destinos para as suas mercadorias.

Como escolher uma assessoria especializada?

É fundamental encontrar parceiros que possuem expertise em importação, exportação e logística de produtos. Empresas de todos os tamanhos podem contar com uma assessoria completa, incluindo aduaneira, contábil, jurídica e tributária, para expandir suas fronteiras.

Quando for contratar esse tipo de serviço, certifique-se de que esses parceiros em potencial ajudem no processo de importação, buscando os melhores fornecedores, cuidando de toda a logística, providenciando documentações, realizando a nacionalização dos produtos e entregando em qualquer parte do Brasil.

Em um cenário complexo, em que cada produto tem tributações e regras diferentes, essa assessoria dá à sua empresa agilidade, tranquilidade e segurança, reduzindo riscos.

Gostou deste post? Ainda tem dúvidas sobre a nacionalização de produtos? Deixe seu comentário abaixo!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br