• Home
  • Blog
  • Logística aduaneira: o que você não pode ficar sem saber sobre ela!

Logística aduaneira: o que você não pode ficar sem saber sobre ela!

Logística aduaneira: o que você não pode ficar sem saber sobre ela!

As empresas que buscam o caminho da exportação e da importação devem estar cientes da importância da logística aduaneira. Ela permite estender as atividades a outros países de forma legal, com o cumprimento de todas as obrigações.

Assim como em um plano de logística feito em compras e vendas em território nacional, nas negociações internacionais é necessário analisar todas as etapas desse processo. Só assim é possível concluir um negócio adequadamente.

Neste post, você vai ver mais informações importantes sobre a logística aduaneira, entendendo melhor do que ela se trata e como se aplica nas negociações internacionais. Confira!

Saiba o que é logística aduaneira

A logística aduaneira é um processo que analisa os principais pontos da compra ou da venda de um produto que tem a origem ou o destino em outro país. Isso envolve muitas etapas que devem respeitar regras impostas pela Receita Federal, órgão que controla as questões alfandegárias.

Controle de órgãos reguladores

A lista de produtos que necessitam da anuência de órgãos reguladores para serem importados é extensa e varia desde alimentos, cosméticos e produtos hospitalares, até brinquedos e pneus.

Em vários casos, além dos documentos de importação, o órgão também verifica se o rótulo do produto atende às exigências ou se ele está devidamente registrado.

Autorização de embarque

Os produtos controlados precisam de uma autorização para entrar no país e essa é mais uma etapa que deve ser avaliada e gerenciada na logística aduaneira.

Essa autorização é requerida através de uma Licença de Importação (LI) que precisa ser deferia pelo órgão regulador que controla a importação do produto avaliado. Para alguns produtos, o deferimento da LI deve acontecer antes do embarque e é importante estar atento para evitar multas e transtornos na nacionalização.

Taxas para importação e exportação

A taxa para a utilização do Siscomex e as cobradas pelos órgãos reguladores exemplificam custos que devem ser previstos na logística aduaneira.

Ter conhecimento a respeito das exigências da Receita é fundamental para evitar cobranças inesperadas.

Decisão por melhor transporte

Outra importante demanda dentro da logística aduaneira é a decisão pelo melhor transporte da carga. Apesar dos meios de transportes mais utilizados serem marítimo e aéreo, podemos contar também com modais rodoviário, ferroviário e dutoviário.

A decisão do melhor tipo de transporte deve defender os interesses da empresa em relação a cada embarque, considerando agilidade, conservação dos produtos e, principalmente, os custos, seja na importação ou na exportação.

Entenda a importância da logística aduaneira

A logística aduaneira é indispensável para as organizações que trabalham com importações ou exportações. A empresa que presta serviços atendendo a essa demanda auxilia seus clientes sobre todas as etapas mencionadas anteriormente e que devem ser realizadas de maneira criteriosa.

Hoje, é fundamental contar com quem conhece do processo alfandegário. Isso garante a legitimidade dos negócios feitos internacionalmente, evitando qualquer tipo de problema e fazendo com que os processos de importação ou exportação se desenvolvam de forma dinâmica e adequada.

Deu para compreender o tamanho da importância da logística aduaneira para as empresas que querem expandir seus negócios, não é mesmo?

Agora que você já entendeu melhor sobre esse assunto, curta nossas páginas no Facebook, Linkedin e Twitter e tenha acesso aos nossos conteúdos!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br