• Home
  • Blog
  • Importação para pessoa jurídica: 5 coisas que você precisa saber

Importação para pessoa jurídica: 5 coisas que você precisa saber

Importação para pessoa jurídica: 5 coisas que você precisa saber

Importar tem sido uma saída muito interessante para pessoas e empresas que querem adquirir produtos de qualidade com preço mais baixo do que no Brasil.

A importação para pessoa jurídica, no entanto, exige alguns cuidados e procedimentos para assegurar a legalidade e a segurança da operação.

Qualquer pessoa jurídica pode importar, desde microempresários individuais até grandes organizações. Para isso, basta observar alguns pontos.

Veja agora 5 coisas que você deve saber sobre a importação para pessoa jurídica!

1. Escolha os produtos com cautela

Nem todo produto pode ser importado ou apresenta vantagens em relação aos produtos nacionais. Seja para revenda, seja para consumo na sua empresa, escolha os produtos com cautela.

Se for para revender, identifique os produtos que têm boa demanda, para não correr o risco de comprar e não conseguir recuperar o dinheiro investido. Se for para usar como matéria-prima, compre primeiro em pequena quantidade e faça alguns testes.

Em qualquer dos casos, a recomendação é que a empresa comece comprando produtos baratos e, posteriormente, inicie a aquisição de itens mais caros.

2. Tenha fornecedores competentes

Nem tudo o que vem do exterior é produzido com qualidade e nem todas as empresas instaladas em outros países, inclusive os desenvolvidos, são sérias. Por isso, busque fornecedores competentes e teste a qualidade dos produtos antes de adquirir em maior quantidade.

O ideal é que alguém da sua empresa ou uma consultoria faça uma visita ao fornecedor e conheça as instalações. Caso isso não seja possível, procure a opinião de outros clientes e pesquise sobre a reputação do fornecedor.

3. Contabilize o custo de nacionalização

Importar um produto pode ser muito vantajoso, mas para ter certeza de que vai fazer um bom negócio você deve calcular os impostos e taxas a serem pagos — o famoso custo de nacionalização. Você deve ter em mente as seguintes despesas:

  • preço da mercadoria, unitário ou em conjunto;
  • frete e seguro internacional, calculados com base nos locais de origem e de destino;
  • impostos;
  • despesas alfandegárias;
  • eventuais despesas bancárias.

De posse dessas informações, você terá o preço final do produto e poderá avaliar se realmente vale a pena comprar no exterior.

4. Legalize a pessoa jurídica antes de importar

Antes de começar a importar, toda pessoa jurídica precisa se legalizar junto aos órgãos governamentais que regulam os processos de compra e venda no exterior.

O primeiro procedimento é o cadastro no sistema Radar Siscomex da Receita Federal. O CNPJ precisa estar regular, sem pendências jurídicas, fiscais ou trabalhistas.

Em seguida, a empresa pode começar a importar. Com base no produto a ser importado, verifica-se a necessidade de Licença de Importação (LI) e registra-se a Declaração de Importação (DI). Depois, o desembaraço aduaneiro poderá acontecer.

Esses trâmites burocráticos podem assustar quem não tem experiência no assunto. Por esse motivo, a maioria das empresas acaba optando por contratar um serviço especializado em comércio exterior.

A consultoria de profissionais capacitados e experientes pode tornar esse processo muito mais rápido e simples.

5. Importe e tenha lucro

Se você chegou até aqui, provavelmente está considerando a possibilidade de importar. Então, a nossa última dica é que importar pode ser muito lucrativo. Muitos revendedores conseguem ter lucro de 100% até 300% sobre os produtos importados.

A importação para pessoa jurídica pode ser mais simples do que parece. Tudo depende de fazer as escolhas certas e contar com o apoio de bons fornecedores e excelentes profissionais. Se você e a sua empresa não têm muita experiência no assunto, basta procurar empresas especializadas sérias para usar como guias ao longo de todo o caminho.

E você, costuma comprar produtos importados? Já fez alguma importação? Deixe o seu comentário e conte para a gente!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br