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Aprenda a fazer a gestão de marca no cenário internacional

Aprenda a fazer a gestão de marca no cenário internacional

Para conquistar o mercado internacional, é preciso vencer mais do que os trâmites jurídicos e burocráticos das operações de exportação. É essencial fazer com que os consumidores de outros países aceitem o seu produto e, mais do que isso, desejem comprá-lo. Alcançar esse objetivo exige ações deliberadas de branding — a gestão da marca. Você sabe como fazer isso?

Se ainda tem dúvidas quanto ao assunto, não perca este post! Vamos explicar o que é branding e como sua empresa pode fazer uma gestão de marca eficiente no cenário internacional. Confira!

O que é branding?

Branding, ou gestão de marca, é o trabalho realizado para tornar uma marca reconhecida e valorizada pelos consumidores. Envolve as iniciativas da empresa para projetar uma determinada imagem para o público-alvo. Podemos dizer que o branding foca principalmente dois elementos:

  • o quanto uma marca é reconhecida: se a empresa é lembrada quando se fala em determinado produto ou serviço;
  • como a marca é vista: se os consumidores têm uma percepção positiva ou negativa.

Qual é a importância do branding?

Uma boa gestão da marca desperta percepções e emoções positivas no público-alvo. Assim, ela aumenta seu potencial de concorrência no mercado, uma vez que os consumidores entendem que a aquisição de seus produtos envolve uma boa relação de custo-benefício.

Em alguns casos, o benefício pode ir além. A marca se torna um “sonho de consumo” ou uma referência de qualidade. Poderíamos citar muitos exemplos, mas um clássico é o da Brastemp.  A marca conseguiu passar a ideia de que seus eletrodomésticos possuem qualidade superior e que nenhuma outra marca consegue satisfazer o consumidor da mesma forma.

Assim, a compra de qualquer outra opção é fonte de transtornos e decepções, uma vez que qualquer outro concorrente “não é assim, uma Brastemp”.

Como fazer uma gestão de marca eficiente no cenário internacional?

1. Conheça os princípios da gestão de marca

Embora o foco do post seja o branding no cenário internacional, alguns princípios são gerais e você precisa conhecê-los. Mostrar os valores que orientam as ações da companhia, a mudança que provoca na vida das pessoas e seus diferenciais em relação à concorrência são alguns desses princípios. É muito importante conhecê-los!

2. Procure conhecer a língua local

Mesmo grandes empresas enfrentam esse desafio quando expandem seus negócios no mercado internacional. É possível que um determinado produto ou até mesmo a sua marca tenham um significado diferente ou desagradável em outra língua.

Por isso, é fundamental fazer um estudo antes e, se necessário, realizar adaptações no nome ou na forma de escrevê-lo, para evitar qualquer tipo de desvantagem cultural.

3. Evite choques culturais

E por falar em cultura, esse é outro aspecto que exige cuidado. Pode ser que a imagem que a sua empresa projeta no Brasil seja perfeitamente adequada aos nossos valores. Porém, é preciso analisar se ela evoca ideias que ferem a mentalidade do local.

Pense em produtos femininos, por exemplo. Se aqui as suas peças de marketing evocam a ideia de uma mulher independente e livre, esse conceito pode ser inaceitável em alguns países.

Portanto, sempre analise a cultura do outro país para evitar ações que pareçam ofensivas, prejudicando a percepção da sua marca diante do público local ou até impedindo a sua comercialização.

4. Analise toda sua identidade visual

Alguns elementos visuais fazem parte da identidade da marca, como seu logotipo e as cores. Analise se, no mercado que deseja conquistar, esses elementos não possuem qualquer tipo de conotação imprópria ou negativa.

Esse cuidado é essencial para que sua marca não seja vinculada a ideias e valores ofensivos no país. Em outros casos, a empresa pode se tornar motivo de zombaria devido à associação com símbolos que têm um significado local jocoso.

5. Proteja sua marca

Antes de exportar seus produtos para um país, certifique-se de que não há uma empresa local que utiliza o mesmo nome. Se a marca realmente estiver disponível, registre-a imediatamente para evitar que outros façam isso e criem problemas legais posteriormente.

Gostou do post? Entendeu por que a gestão de marca é importante para conquistar o mercado, sobretudo no cenário internacional? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue em nosso blog e confira como planejar a expansão da empresa!

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