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Frete marítimo: saiba quais são as taxas e sobretaxas

Frete marítimo: saiba quais são as taxas e sobretaxas

A composição do valor de um frete marítimo inclui uma série de fatores que devem ser considerados pelo armador ou agente para que o produto chegue ao exportador ou importador.

Calcular o frete básico é simples — vai prevalecer o maior fator entre o peso bruto por tonelada e a metragem cúbica. Vamos supor que a mercadoria seja um cubo de metal medindo 2 m³. Mas esse produto pesa 4 toneladas. Logo, a composição do frete será a partir do peso, já que temos, nesse caso, 4 toneladas para apenas 2 m³.

Entretanto, há uma série de taxas e sobretaxas que devem ser acrescidas ao frete marítimo básico por meio de um percentual. As taxas são aquelas incidentes sobre a carga, ou seja, sobre o tamanho, preço, periculosidade etc. Já as sobretaxas incidem em face da navegação — para cobrir custos com combustível, rota perigosa, porto secundário etc.

Quer saber mais sobre essas taxas e sobretaxas? Então siga a leitura do post e descubra como calcular o frete marítimo!

1. Sobretaxa de combustível (bunker surcharge)

Essa sobretaxa corresponde a um percentual sobre o frete básico e sua finalidade é cobrir os custos com combustível durante a viagem. Ela também é conhecida como BAF — Bunker Additional Fuel.

2. Taxa para volumes pesados (heavy lift, overweight)

Quando uma mercadoria apresenta excesso de peso, cobra-se essa taxa. Ela também é recolhida no caso de produtos que necessitam de equipamentos de manuseio ou mão de obra especializada. Esse encargo vale tanto para embarque quanto para desembarque ou arrumação da mercadoria no navio. Ou seja, sempre que esse produto precisar ser movimentado.

3. Taxa para volumes de grandes dimensões (extra lenght charge, overdimensions)

Incide sobre toda mercadoria com comprimento superior a 12 metros, independentemente do seu peso.

4. Fator de ajuste cambial (currency adjustment factor)

Trata-se de um fator de correção monetária que se aplica sobre a soma do frete básico, da sobretaxa de combustível e das taxas para volumes pesados e de grandes dimensões — se houver.

5. Taxa mínima (minimum freight)

Para volumes pequenos, normalmente com menos de 1 tonelada ou 1 m³, aplica-se essa taxa mínima. É o menor encargo necessário para cobrir os custos do frete marítimo.

6. Taxa temporária (temporary rate)

Basicamente, ela força uma competição entre outsiders e tramps, atendendo, assim, a algumas condições de abertura de mercado. A taxa temporária estabelece bases reduzidas de frete em determinadas épocas do ano.

7. Taxa de frete por atacado (lumpsum rate)

É negociada entre as partes — cliente, agente e armador —, sendo fixada para o embarque do produto como um todo.

8. Taxa de prosseguimento (through rate)

É cobrada pelo armador para que a mercadoria prossiga por via marítima ou terrestre até o seu destino final. A taxa de prosseguimento cobre os custos desse transbordo entre os 2 transportadores envolvidos.

9. Taxa de seguro (ad valorem rate)

Para que as mercadorias estejam asseguradas, cobra-se um percentual, que incide na composição do frete.

10. Taxa adicional de porto (minor port additional)

Sempre que uma carga é embarcada ou desembarcada em um porto secundário ou mesmo fora da rota, cobra-se a taxa adicional de porto.

11. Sobretaxa por congestionamento (congestion surcharge)

Nos portos onde há grande movimentação e demora para atracar o navio, cobra-se essa sobretaxa — um percentual sobre o frete básico definido pela conferência da mercadoria.

Essas são as principais taxas e sobretaxas cobradas no frete marítimo, mas existem outras específicas para cada tipo de operação ou produto. Trata-se, sem dúvida, de um tema complexo. Por isso, cada informação é valiosa.

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