• Home
  • Blog
  • Como evitar prejuízos no transporte internacional de mercadorias?

Como evitar prejuízos no transporte internacional de mercadorias?

Como evitar prejuízos no transporte internacional de mercadorias?

A logística costuma ser um setor estratégico para a maioria dos negócios. A satisfação do cliente e o cumprimento de prazos estão diretamente ligados a uma boa logística. Por isso, o assunto merece muita atenção e é ainda mais decisivo quando o transporte internacional de mercadorias está envolvido.

Tanto na exportação quanto na importação de produtos, é preciso pensar em questões, como tributos, preços, meio de transporte e qualidade dos serviços da empresa transportadora.

Por isso, preparamos este post para evitar prejuízos no transporte internacional de mercadorias. Confira!

Planeje a internacionalização

A internacionalização traz muitos benefícios para uma empresa e permite a sua expansão. No entanto, como todo processo, ela também exige planejamento e estratégia.

Antes de começar a importar ou exportar, planeje todos os passos necessários e defina os seus objetivos. Para cada transação, calcule corretamente os tempos de tramitação e planeje prazos realistas, a fim de evitar surpresas negativas.

O comércio exterior é composto por várias etapas e pode ser influenciado por flutuações cambiais e características particulares de outros países. A boa notícia é que planejamento e experiência podem ser usados para minimizar os impactos dessas possíveis variações.

Escolha o meio de transporte adequado

Os fretes internacionais podem acontecer por diferentes vias e modais. Eles podem ser feitos, por exemplo, por modal ferroviário, marítimo ou aéreo e a escolha do transporte adequado pode ser complexa.

Em conjunto com o fator preço, devem ser levados em conta também o tempo de deslocamento e a flexibilidade do trajeto. Além de definir o meio adequado, também é importante contar com empresas parceiras que sejam confiáveis e pontuais.

Analise os preços

Os valores de frete e dos tributos devem ser contabilizados no preço de venda dos produtos para garantir a margem de lucro. Na hora de importar, lembre-se de calcular os impostos da importação e o valor do transporte para ter certeza de que o negócio valerá a pena.

Para garantir os melhores preços no transporte internacional de mercadorias, compare os valores em diferentes transportadoras. Em muitos casos, é interessante contar com a assessoria de uma empresa que já tem acesso a uma carta de fornecedores.

Embale e acondicione os produtos corretamente

A embalagem e o acondicionamento dos produtos de maneira correta e segura garantem que eles cheguem ao destino em perfeito estado.

Esse cuidado é importante, pois a entrega de produtos danificados pode causar prejuízos financeiros e ainda prejudicar a reputação da sua empresa.

Conte com pessoal especializado em transporte internacional de mercadorias

Como você já deve ter percebido, o transporte internacional de mercadorias pode ser trabalhoso e arriscado se for realizado por leigos. Existem muitos processos, trâmites e burocracias a serem enfrentados e, por isso, ter experiência é essencial.

Nesse sentido, contar com uma equipe de especialistas garantirá que o transporte das suas cargas exportadas ou importadas aconteça sem problemas. A terceirização dos serviços de comércio exterior é uma boa opção e costuma trazer mais tranquilidade para gestores e empresários.

Finalmente, ressaltamos que o transporte de produtos entre países pode ser influenciado por uma série de fatores. Assim, um planejamento feito por quem entende do assunto evita prejuízos e garante a satisfação das partes envolvidas.

E aí, gostou da leitura e quer saber mais sobre o transporte internacional de mercadorias? Aproveite para ler mais um texto do blog e aprender tudo sobre frete internacional!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br