• Home
  • Blog
  • Entenda os principais desafios do transporte internacional de cargas

Entenda os principais desafios do transporte internacional de cargas

Entenda os principais desafios do transporte internacional de cargas

Programar transações de importação e exportação quer dizer enfrentar diversos desafios, principalmente quando se trata de transporte internacional de carga.  Mesmo com um bom planejamento e se preservando de todas as maneiras concebíveis, existem razões externas que não somos capazes de controlar e que comprometem os prazos de recolhimento e entrega de produtos, a despesa do frete e a inteireza da carga.

Para entender os principais desafios do transporte internacional de cargas, basta continuar em nosso post!

Quais são os principais desafios do transporte internacional de cargas?

Atualmente, os desafios que muitas transportadoras enfrentam estão associados à nossa malha viária. A baixa qualidade na infraestrutura das estradas não permite que as dimensões continentais encontradas no Brasil vão ao encontro das precisões logísticas.

Os transtornos que os transportes de cargas vêm encarando com as rotas no país não são novidade. Quando a questão estende-se a dimensões globais, as preocupações acabam ampliando para novos âmbitos.

O custo do serviço e a frequência, os pontos de embarque e desembarque, a disponibilidade, o peso de carga e a urgência na entrega são exemplos de medidas que carecem ser analisadas para um andamento hábil das atividades.

Desde modo, é fundamental ter a transportadora como uma parceira de negócios e não apenas uma prestadora de serviço. Então, é bom você buscar por empresas eficientes e especializadas para, assim, assegurar o serviço de transporte.

Quais são as dificuldades enfrentadas pelo transporte internacional de cargas brasileiro?

São muitas as dificuldades enfrentadas quando o assunto é transporte internacional de cargas no Brasil. Veja quatro delas que mais impactam na execução do serviço.

Desequilíbrio do transporte de carga

O fato de o Brasil vender mais mercadorias do que comprar nos países do Mercosul torna-se agravante pelo desequilíbrio na cadeia. Ou seja, o transporte de carga sai carregado e volta para o país vazio. Dessa forma, é necessário ficar alerta aos assuntos operacionais e legais, para não se atrapalhar no objetivo essencial que é o lucro.

Falta de infraestrutura

Em geral, as condições são precárias, quando falamos das malhas viárias do país. Por esse motivo, as transportadoras têm grandes gastos com manutenções periódicas em seus veículos e com acidentes ocasionados pela falta de sinalização e buracos na estrada.

Paralisações de fronteiras

Essa eventualidade, se ocorrida de forma frequente, requer que as empresas adotem medidas de suporte para tratar de despesas e prazos. Isso porque a frota parada gera um custo extra com mão de obra, além do gargalo criado nos pontos de fronteiras, devido à reposição do transporte e ao período do mesmo paralisado.

Tributações, desvios e roubos de cargas no transporte rodoviário brasileiro

A ineficácia do sistema de fiscalização no país propicia uma concorrência insidiosa, pelo fato de disputar com frotas irregulares, que raramente são punidas pela fiscalização. Outra dificuldade encontrada é a seguridade da movimentação dos transportes, já que é preciso contratar serviço de seguro da carga e contra terceiros para evitar futuros prejuízos.

Como os desafios afetam diretamente o mercado de importação e exportação no país?

Um dos principais fatores que impactam no desequilíbrio dos processos de importação e exportação são as políticas econômicas adotadas por cada país. O aumento com os custos em logística, seguros e tecnologia são alguns exemplos desses impactos.

No Brasil, o transporte internacional de carga reflete em prejuízos causados por queda na importação pelo Mercosul. Já no mercado exterior, o obstáculo é originado por tributação, pois, mesmo o país fazendo muitas exportações, ele pagará por valores altos em taxas fiscais com importação, causando mais uma vez disparidade.

Gostou do nosso post sobre os principais desafios do transporte internacional de cargas? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos relevantes do segmento!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br