• Home
  • Blog
  • 5 critérios para fazer a seleção de fornecedores e escolher o melhor deles

5 critérios para fazer a seleção de fornecedores e escolher o melhor deles

5 critérios para fazer a seleção de fornecedores e escolher o melhor deles

Fazer uma boa seleção de fornecedores pode contribuir — e muito — para o sucesso do seu negócio. O relacionamento que vocês terão, os serviços prestados e os produtos entregues por eles impactam diretamente no serviço ou produto da sua empresa. 

Consequentemente, seus fornecedores também influenciam na maneira como os clientes veem a sua marca. Por isso, você deve sempre pensar em estabelecer uma relação de confiança e verdadeira parceria.

Quer saber como isso é possível? Veja 5 critérios imprescindíveis para fazer a seleção de fornecedores!

1. Prazo e condições de entrega

Escolha um fornecedor que tenha prazos de entrega que se encaixam no planejamento da sua empresa. Avalie não apenas o tempo, mas também as condições comerciais e financeiras. Verifique se existem quantidades mínimas, condições especiais, qual é o prazo para pagamento etc.

Além disso, observe as medidas e processos adotados pela empresa para garantir que os prazos serão cumpridos. Um fornecedor desorganizado pode levar a sua empresa a perder os próprios prazos.

2. Histórico da empresa no mercado

Verifique desde quando a companhia está no mercado, ou seja, quantos anos de experiência ela tem e com quais projetos e clientes ela já trabalhou. É claro que uma empresa jovem pode ser muito qualificada, assim como uma empresa com muitos anos de mercado não significa qualidade garantida.

Por isso, além de checar o histórico, veja também como ela é avaliada pelos clientes. Com a internet, a análise desse critério ficou muito mais fácil. Observe as avaliações da empresa no site e nos perfis de redes sociais e veja o que as pessoas falam sobre ela.

3. Estabilidade financeira

Um fornecedor com problemas financeiros tem grandes chances de não conseguir arcar com seus compromissos. Por isso, a estabilidade financeira também é um critério importante para a seleção de fornecedores.

Antes de fechar negócio, peça para ver os balanços e principais números da companhia. Além de ser um indicativo da capacidade de gestão, esse pode ser o primeiro passo para a construção de uma relação transparente e de confiança mútua.

4. Capacidade de inovação

Mesmo que seja uma empresa tradicional, seu fornecedor não precisa (e nem pode) ficar parado no tempo. Na verdade, um bom fornecedor é aquele que consegue combinar seus anos de experiência com uma boa capacidade de inovação.

Observe como a empresa se mantém em dia com as principais tendências do mercado, como ela usa a tecnologia na sua rotina e como ela incentiva a inovação dentro da sua estrutura.

5. Comprometimento com a ética e idoneidade

Por fim, nem precisamos falar que uma empresa dificilmente prospera quando não age dentro da lei e não preza pela ética. O mercado e os consumidores se preocupam cada vez mais em escolher empresas que se mostram confiáveis e idôneas em todos os sentidos.

Por isso, ao fazer a seleção de fornecedores, dê preferência a negócios que têm a ética, o respeito à legislação e a responsabilidade entre os valores. Assim, vocês poderão crescer juntos usando o caminho certo.

Ou seja, uma seleção de fornecedores deve levar em conta não apenas fatores comerciais e financeiros, como também o histórico e a reputação da empresa, além de avaliar a relação dela com a inovação, a ética e a responsabilidade.

E você, como faz a sua seleção de fornecedores? Acrescentaria algum critério à lista? Comente e conte a sua opinião para a gente!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br