• Home
  • Blog
  • Entenda como planejar a expansão da sua empresa

Entenda como planejar a expansão da sua empresa

Expansão da empresa: Entenda como planejá-la corretamente

A expansão da empresa possibilita aumentar seu potencial de alcance e, consequentemente, seus lucros. Mas isso deve ser feito sempre com muito planejamento.

Um plano de negócios bem elaborado apontará se o momento é ideal para uma expansão. Ele indicará, por exemplo, se o empreendimento já é rentável o suficiente para entrar nessa nova fase.

Confira as dicas que separamos para você expandir sua empresa com segurança!

O plano de negócios

A vontade de crescer pode ser grande, mas exige calma. Por isso, é fundamental começar pela elaboração do plano de negócios.

Elenque todos os gastos que você terá com a compra de maquinário e equipamentos, além da contratação de outros serviços e pessoal para que essa expansão signifique uma efetiva inovação em processos e produtos.

Isso poderá incluir a informatização da gestão ou a implementação de programas de treinamento, por exemplo.

Faça um levantamento do faturamento atual e analise se essa expansão será possível. Realize também uma projeção do faturamento após o crescimento, a fim de analisar se tudo realmente compensará.

Evite uma expansão excessiva, que coloque a empresa em um patamar mais elevado do que ela suporta. Afinal, expansões mal planejadas comprometem o fluxo de caixa e podem levar até mesmo ao fim do negócio.

A expansão da empresa

Com o aumento do tamanho da organização, uma divulgação dos novos serviços será necessária. Portanto, adote uma estratégia eficiente, que gere o crescimento da demanda no fornecimento de produtos ou serviços.

Não se esqueça de informar seus clientes sobre a expansão. Forneça detalhes e explique como eles serão beneficiados com essa novidade. Caso essa mudança gere algum impacto negativo, dê apoio ao seu público. O primeiro passo é abrir um canal de diálogo.

Sua concorrência agora é outra, por isso, é fundamental monitorá-la com frequência. Se houver necessidade, procure ajuda especializada para um planejamento financeiro nessa nova fase.

As formas de expandir um empreendimento

Parcerias

Você poderá se aliar a outro empreendedor que tenha os mesmos objetivos que os seus. Verifique se ele tem um plano de negócios viável, pois uma parceria sólida pode significar crescimento do negócio e maior faturamento.

Filiais e franquias

Muitos empresários seguem esse caminho na hora de expandir o negócio. Considere sempre se o seu ramo comporta uma organização igual à sua.

O plano de negócios, nesse caso, deverá ser focado na estratégia de uma empresa antiga, porém em um novo local, atendendo a um novo público.

O sistema de franquia é uma alternativa interessante. A dica é começar sempre com unidades próximas ao franqueador, em uma expansão gradual.

Diversificação de produtos e serviços

Aquele antigo negócio pode ser reformulado e gerar mais lucro a partir da diversificação de produtos ou serviços. Faça uma profunda análise de mercado e encontre, dentro do seu nicho de negócio, possibilidades rentáveis.

Licitações

As licitações governamentais são oportunidades de crescimento. Ter como cliente um órgão público ou uma empresa estatal traz contratos de peso e uma ajuda a mais na expansão.

Importação e exportação

A expansão da empresa pode acontecer também com a ampliação — para além dos limites do país — de fornecedores e clientes. Mas fique atento: há muitos detalhes e regras envolvidos na importação e exportação de produtos.

Procure uma ajuda especializada, que possa indicar desde os fornecedores ou clientes ideais, até elaboração de planilhas de custos, contratação de frete, seguro, documentação, liberação ou embarque da carga.

Seguindo esse planejamento, a expansão da empresa ocorrerá com segurança e seus objetivos serão alcançados. Para mais dicas e informações, siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookLinkedin e Twitter!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br