• Home
  • Blog
  • Como funciona a terceirização no comércio exterior?

Como funciona a terceirização no comércio exterior?

Como funciona a terceirização no comércio exterior?

A terceirização no comércio exterior desponta como uma tendência cada vez mais evidente no mercado nacional. Em função da alta competitividade generalizada, as empresas que procuram se manter em evidência precisam focar no core business — ou seja, na operação principal do negócio —, delegando atividades complementares a parceiros confiáveis.

Quer entender como funciona a terceirização nas atividades de comércio internacional? Você veio ao lugar certo! Neste post, explicaremos o que é terceirização no comércio exterior, quais são os benefícios de contar com empresas parceiras para dar vazão às rotinas do negócio e quais serviços podem ser terceirizados.

Como funciona e quais são os benefícios da terceirização no comércio exterior?

No âmbito das transações internacionais, a opção pela terceirização é cada vez mais comum. Na prática, o conceito da operação é relativamente simples: trata-se de delegar à uma empresa parceira, na qual se tenha confiança e que reúna sólida expertise no serviço em questão, a execução de uma parcela do trabalho demandado pela empresa.

Ao aderir à terceirização, todos os esforços da organização podem ser concentrados naquilo que é, de fato, o foco da operação. As demais atividades — que, embora também sejam relevantes ao sucesso da empresa, não estão diretamente ligadas ao core business — são direcionadas a um fornecedor confiável.

Alguns benefícios dessa estratégia são bastante expressivos e podem significar uma guinada na performance do negócio. Entre as vantagens mais evidentes, destaca-se:

  • ganho de qualidade, aproveitando experiências diversificadas no mercado;
  • especialização nas atividades pertinentes ao comércio exterior, conhecendo as especificidades do ramo;
  • diminuição de custos operacionais e administrativos;
  • maior eficiência e controle no acompanhamento de processos.

Quais são os principais serviços passíveis de terceirização?

Agora que você já entendeu como funciona e quais são os benefícios da terceirização no comércio exterior, chegou a hora de conhecer os principais serviços passíveis de serem delegados a empresas parceiras. São eles:

Importação e/ou exportação

Em algumas empresas, a terceirização das áreas de importação e exportação — em nível operacional e/ou comercial — já é uma realidade. Considerando a ampla particularização das transações internacionais, que envolvem processos complexos e detalhistas, é cada vez mais comum haver troca de serviços e aproveitamento de expertises.

Logística

A etapa logística, responsável pelas tarefas estratégicas de armazenar e distribuir mercadorias, zelando sempre pela otimização de recursos e agilidade operacional, também é comumente terceirizada na atividade de comércio exterior.

Por requerer robusta expertise e domínio das regulações governamentais, muitas empresas optam por delegar as responsabilidades da função a parceiros devidamente preparados, agilizando processos e oferecendo uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Assessoria jurídica, aduaneira e contábil

A atividade de comércio exterior, na prática, é o encadeamento de uma série de operações altamente abstrusas, que exigem conhecimentos bastante profundos e específicos. Por isso, a terceirização de assessorias jurídicas, aduaneiras e contábeis é, acima de tudo, uma decisão inteligente.

Ao contar com parceiros capazes de caminhar com tranquilidade ao longo das intrincadas demandas das trocas internacionais, no que compete às legislações e impostos, o gestor tem mais propriedade e segurança para focar nas rotinas de seu próprio negócio, evitando erros e prejuiízos.

Como você viu, a terceirização no comércio exterior é mais do que uma alternativa que você deve considerar: trata-se de uma excelente oportunidade de desenvolver sua operação e alavancar a performance da sua empresa, então não deixe de considerar esse investimento.

Gostou desse post e quer entender como a sua empresa pode crescer de forma mais rápida, eficiente e sustentável? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a tornar esse cenário real!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br