• Home
  • Blog
  • Saiba como encontrar os melhores fornecedores no exterior

Saiba como encontrar os melhores fornecedores no exterior

Saiba como encontrar os melhores fornecedores no exterior

Ante ao dinamismo do consumo e à concorrência acirrada do mercado, é natural que o gestor procure novas formas de se diferenciar e, assim, acabe se questionando: “como encontrar fornecedores no exterior?”. As transações internacionais estão cada vez mais comuns e podem representar oportunidades importantes para melhorar a competitividade.

Se você procura mais informações sobre o assunto, encontrou o conteúdo perfeito! Neste post você vai entender um pouco mais sobre a ascensão na busca de parceiros no exterior. Além disso, também vai saber quais critérios deve considerar no momento de fechar uma parceria de fornecimento internacional.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que buscar parceiros internacionais pode ser uma boa alternativa?

No mundo globalizado, as fronteiras físicas deixaram de existir. É cada vez mais comum que as empresas intensifiquem as trocas de bens entre países, fortalecendo uma tendência que ganha cada vez mais espaço (e relevância) também no Brasil.

A procura por fornecedores estrangeiros atende, primeiramente, a uma demanda de mercado: os consumidores estão cada vez mais antenados em lançamentos mundiais e, na hora de comprar, desejam determinado produto independentemente da sua origem.

Cabe às empresas, portanto, a missão de viabilizar essa troca — e lucrar com as demandas por itens que vêm do exterior, que possuem rápido escoamento no mercado nacional.

Para corresponder às exigências de um mercado cada vez mais volátil e integrado, é necessário que os gestores se dediquem a encontrar bons parceiros fora do país. Somente ao fixar um relacionamento pautado em confiança e em crescimento mútuo, priorizando a satisfação do consumidor, é possível aproveitar as oportunidades geradas pela eliminação dos limites territoriais.

Como encontrar fornecedores no exterior?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de desconsiderar as fronteiras no crescimento do seu negócio, é hora de partir à prática: como encontrar bons fornecedores fora do Brasil? Confira algumas dicas importantes para não errar!

Avalie a reputação e as condições oferecidas

Quando se trata de comércio internacional, é importante ficar de olho nas referências da empresa que chamou sua atenção. Dedique um tempo para estudar qual é a reputação do fornecedor — aproximando-se, sempre que possível, de outros clientes da marca — e a ponderar as condições oferecidas.

Lembre-se que, no Brasil, os procedimentos de importação são rigorosos. Para driblar a burocracia, é essencial que você conte com o comprometimento do seu parceiro no exterior!

Conheça o produto

Antes de fechar negócio, certifique-se de conhecer profundamente a mercadoria que está comprando. Estude o produto e esteja seguro de que o item terá boa aceitação no Brasil.

Evite o impulso de comprar sem avaliar a aderência da mercadoria e sem projetar os possíveis lucros da transação. Ao planejar com cautela, você minimiza os transtornos e os riscos de ficar no prejuízo.

Negocie

A negociação, por sua vez, é uma etapa importante em qualquer transação internacional. Para obter sempre as melhores condições, estabeleça um relacionamento de ganho mútuo e valorize a parceria.

Ao negociar, seja sempre justo e transparente, requerendo que seu fornecedor comercial aja da mesma forma. Assim, a parceria tende a ser altamente produtiva e duradoura.

Procure especialistas

Por fim, é válido finalizar com uma recomendação importante: ao se aventurar no comércio exterior, não deixe de contar com o suporte de especialistas na área.

Uma empresa com conhecimento de mercado e domínio dos processos de nacionalização é uma importante aliada no sucesso das operações internacionais. Invista!

Agora que você já sabe como encontrar fornecedores no exterior, é hora de planejar sua estratégia para viabilizar a importação de produtos que possam alavancar o seu negócio. Boa sorte!

O conteúdo foi útil e abriu seus olhos para novas oportunidades de expansão empresarial? Ótimo, então atingimos nosso objetivo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a tornar seus processos internacionais mais seguros, transparentes e efetivos. Até a próxima!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br