• Home
  • Blog
  • Comércio exterior: conheça 5 vantagens da terceirização do setor

Comércio exterior: conheça 5 vantagens da terceirização do setor

Comércio exterior: conheça 5 vantagens da terceirização do setor

Se você deseja aumentar suas vendas ou diversificar seus fornecedores, já deve ter pensado em começar a atuar no mercado externo. O comércio exterior abre novas possibilidades e viabiliza a expansão dos negócios.

Apesar de todos os pontos positivos, importação e exportação de produtos dependem de uma série de fatores, como logística, legislação, tributos e habilidades de negociação em território estrangeiro. Por isso, muitos gestores decidem pela terceirização de mão de obra nessa área.

Essa prática garante mais tranquilidade e segurança para as companhias que não têm experiência em transações internacionais. Ainda não está convencido? Então, conheça 5 vantagens da terceirização do setor de comércio exterior!

1. Ter assessoria nos processos de exportação e importação

Os processos de importação e exportação envolvem vários trâmites burocráticos que costumam assustar quem não tem vivência na área. Cálculos de impostos, contratação de frete, legislações estrangeiras, despacho aduaneiro e outros aspectos parecem complicados para quem começa a vender ou comprar produtos em outros países.

Toda essa complicação, no entanto, não passa de algo básico para as empresas especializadas em comércio exterior. Contar com a assessoria de pessoal experiente é uma grande vantagem e ajuda a passar por esses processos de maneira mais rápida e tranquila.

2. Reduzir os custos

Os custos operacionais costumam ser reduzidos com a terceirização do comércio exterior. O seu negócio economiza porque não necessita manter equipes específicas para o setor e não precisa administrar as operações de importação e exportação.

A contratação de uma equipe de comércio exterior pode ter um custo alto, especialmente se o seu negócio ainda não tem demanda para muitas transações. Por isso, a terceirização é a melhor opção, pois você fica livre para contratar os serviços de acordo com a sua demanda.

Além disso, uma empresa de comércio exterior tende a contratar um grande volume de serviços para atender às operações internacionais e, por isso, tem mais capacidade de negociação para conseguir melhores preços.

3. Não se preocupar com a logística

A logística costuma ser uma preocupação até mesmo nas transações nacionais. Demora no transporte, insatisfação do cliente, paradas na produção por atrasos na entrega e muitos outros problemas de logística deixam de ser uma preocupação para a sua empresa.

Isso acontece porque, normalmente, a equipe terceirizada contratada para fazer os serviços de comércio exterior fica completamente responsável pelas chegadas e entregas.

4. Ganhar em qualidade e eficiência

Ao terceirizar o comércio exterior, você passa a contar com uma equipe completa de especialistas. Esse pessoal conhece normas e leis a respeito das importações e exportações e tem acesso a fornecedores e potenciais clientes.

Com esse conhecimento, a equipe facilita a expansão da sua empresa e assegura a aquisição de produtos de qualidade, o cumprimento de prazos e o atendimento às normas internacionais.

Além disso, todos os processos são completamente adaptados à realidade da empresa contratante, garantindo os melhores resultados nas negociações. Dessa maneira, a terceirização aumenta a qualidade e a eficiência das transações internacionais.

5. Manter o foco no seu negócio

A terceirização garante que você não tenha que pensar em buscar clientes no exterior, encontrar fornecedores nem contratar transportadoras. O comércio exterior é uma atividade periférica à atividade-fim da sua empresa e você não tem que se envolver com ele.

Ao terceirizar, você terá mais tempo para focar nos seus processos internos, como manter a qualidade dos seus produtos ou aumentar a rentabilidade da sua produção.

A terceirização de mão de obra de comércio exterior permite a otimização de processos, além de maior controle e eficiência nas operações. As empresas especializadas no ramo são capazes de aproveitar melhor as oportunidades e têm maior capacidade de negociação.

Por fim, ao terceirizar os serviços de importação e exportação, o empresário ou gestor fica livre para focar nas suas atividades e na melhoria dos processos internos do negócio.

Afinal, é muito bom ter um setor a menos para gerir, não é mesmo? Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de contar as suas experiências, participe do blog e escreva seu comentário!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br