• Home
  • Blog
  • A importância do planejamento estratégico na cadeia de suprimentos

A importância do planejamento estratégico na cadeia de suprimentos

A importância do planejamento estratégico na cadeia de suprimentos

A sabedoria popular apregoa que, a uma embarcação em que as velas não estejam ajustadas, nenhum vento pode ser favorável. A metáfora também é bastante pertinente quando deslocada ao segmento empresarial, principalmente no aspecto logístico: a ausência de um planejamento estratégico na cadeia de suprimentos compromete os resultados da operação e paralisa o desenvolvimento da organização.

Se você ainda nutre dúvidas a respeito da importância da gestão assertiva dos procedimentos logísticos, bem como dos materiais comercializados pela empresa, não deixe de ler o conteúdo até o final! No post, você vai entender um pouco mais sobre a área e saber por que o planejamento é essencial à alta performance da operação.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Qual a relação da cadeia de suprimentos com a operação logística?

Em algumas situações, as expressões “cadeia de suprimentos” e “logística” são utilizadas equivocadamente como sinônimos. O mais correto, contudo, é empregá-las de forma simultânea, uma vez que indicam uma relação complementar.

Em resumo, a operação logística consiste na execução eficaz de processos voltados à distribuição das mercadorias armazenadas, ou seja, à cadeia de suprimentos administrada pela organização.

Desta forma, não seria equivocado dizer que um conceito está diretamente relacionado ao outro: a cadeia de suprimentos diz respeito aos produtos disponíveis, e a logística se encarrega de viabilizar e de monitorar a distribuição desses itens no mercado.

Por que o planejamento logístico do processo de suprimentos é importante?

Conforme acabamos de apontar, suprimentos e logística são interdependentes — o sucesso de uma operação fatalmente interfere no desempenho da outra, positiva ou negativamente.

Neste contexto, o planejamento logístico do processo de suprimentos desponta como fundamental ao êxito das rotinas de armazenamento e de distribuição, assegurando a performance da empresa e a satisfação dos clientes finais.

Somente ao valer-se de táticas estratégicas e coerentes para alavancar os procedimentos logísticos, considerando a disponibilidade da cadeia de suprimentos, é possível otimizar os recursos (físicos, humanos, financeiros e de tempo) e ganhar competitividade, construindo diferenciais importantes à saúde comercial do negócio.

A mensagem final, portanto, é bastante clara: a boa gestão da cadeia de suprimentos está na base de uma logística eficaz. Se houver gargalos na etapa de definição de parâmetros (tipos de embalagem, lead time, localização de lotes, etc.) para produtos estocados, jamais será possível alicerçar operações logísticas transparentes e rentáveis.

Como a boa gestão da cadeia de suprimentos pode impulsionar os negócios?

Agora que você já está convencido de que para alcançar resultados cada vez mais expressivos é necessário empreender um bom planejamento na cadeia de suprimentos, é interessante partir para a elaboração de táticas pertinentes à área.

No esforço para conferir segurança, agilidade e ética à operação logística, não basta apenas dispor dos melhores recursos — é preciso saber qual é a melhor forma de empregá-los.

Para isso, o auxílio profissional de uma empresa especializada na gestão eficaz da cadeia de suprimentos figura como determinante à otimização dos processos de armazenamento e distribuição de itens.

A Portual, que trabalha com logística integrada desde 2001, oferece robusta expertise em importação, exportação e logística, fortalecendo os processos de gestão e impulsionando o desempenho do negócio no que compete à cadeia de suprimentos e ao posterior escoamento de mercadorias.

Achou o conteúdo relevante e deseja receber as próximas atualizações sobre o assunto? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br