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Conheça 4 boas práticas de prospecção de clientes no exterior

Conheça 4 boas práticas de prospecção de clientes no exterior

É comum o gestor sentir dificuldade em fazer prospecção de clientes no exterior. Afinal, existem inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração, como a barreira do idioma e dúvidas sobre como fazer parcerias ou se relacionar com o público-alvo lá fora.

Já se perguntou o que seu produto pode oferecer de bom para os estrangeiros? Se os seus olhos brilharam ao imaginar essa resposta, este post foi feito para você. Então, continue a leitura e confira 4 dicas para começar a prospectar clientes agora mesmo!

1. Conheça bem o mercado

Para começar, é importante pesquisar sobre o seu nicho de mercado. Isso vai proporcionar uma visão mais abrangente e ajudar você na tomada de decisões. Os sites do Ministério da Indústria e Comércio e Invest & Export Brasil oferecem informações relevantes sobre diversos países.

Outra ferramenta muito útil é o Radar Comercial, da Secretaria de Comércio Exterior. A plataforma permite selecionar os mercados e produtos com maior potencial internacional. Leia, pesquise, consulte. Levante o máximo de informações para conseguir conquistar o consumidor estrangeiro.

2. Invista no relacionamento com potenciais clientes

Participe de feiras, seminários e exposições internacionais que abranjam a sua área de atuação. Esses eventos representam ótimas oportunidades para você expor os seus produtos. Ao mesmo tempo, é uma chance de manter contato direto com futuros parceiros.

Além disso, esses momentos são oportunos para conhecer novas tendências de mercado e conquistar novos negócios. Aproveite para ampliar a sua rede de contatos e não se esqueça de trocar informações. Anote principalmente o número de telefone, o endereço e o e-mail de parceiros em potencial.

3. Use a internet para fazer prospecção de clientes no exterior

Sim, o cliente estrangeiro também gosta de consumir conteúdo. Por esse motivo, é fundamental que você mantenha um blog — além do site da empresa. A diferença do blog é que você pode publicar artigos de interesse do seu público, a fim de ser encontrado nos buscadores.

Com um planejamento de marketing bem estruturado, as pessoas encontrarão sua empresa no Google facilmente. Dessa forma, é possível capturar as informações de contato delas e estreitar o relacionamento com seus potenciais clientes, contando com a ajuda de e-mail marketing e redes sociais.

Lembre-se de que é necessário oferecer a opção da linguagem estrangeira no seu site, para que o público se identifique com a língua materna. Caso contrário, a comunicação será inviável.

4. Busque ajuda de uma assessoria especializada

Muitos gestores cometem o erro de quererem fazer tudo sozinhos e, consequentemente, ficam sobrecarregados diante de tanta burocracia e responsabilidade na hora de exportar. Para minimizar riscos e prospectar clientes estrangeiros, o ideal é contratar uma assessoria especializada nesse segmento.

Hoje, o mercado disponibiliza serviços, como: assessoria tributária, jurídica e aduaneira. O investimento é baixo se você for comparar os benefícios, pois é possível diminuir a burocracia interna, os riscos financeiros e ganhar mais agilidade e segurança nas decisões.

Agora que você percebeu que fazer prospecção de clientes no exterior é uma realidade que a sua empresa pode adotar para expandir os negócios, que tal conferir o nosso post com 6 coisas para saber sobre frete internacional?

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