• Home
  • Blog
  • Por que contar com o apoio de operadores logísticos internacionais?

Por que contar com o apoio de operadores logísticos internacionais?

Por que contar com o apoio de operadores logísticos internacionais?

Ao decidir pela exportação ou importação de produtos, matérias-primas, equipamentos e outras mercadorias, contar com o apoio de operadores logísticos internacionais pode ser uma boa ideia tanto para quem já tem experiência com comércio exterior quanto para aqueles que ainda estão iniciando neste caminho.

Em seu trabalho, os operadores logísticos internacionais cuidam de demandas administrativas e burocráticas ligadas às atividades de compra e venda de mercadorias no mercado global.

E se você ainda não conhece o trabalho destes profissionais, continue a leitura deste post e descubra como eles podem contribuir com os processos logísticos da sua empresa!

O que fazem os operadores logísticos internacionais?

Os operadores logísticos internacionais podem realizar, em nome do contratante, atividades de habilitação, licenciamento, contratação de seguro, câmbio, transporte e armazenamento de mercadorias.

Sabendo que a logística é uma área crucial do negócio, e ganha ainda mais importância quando as transações vão além das fronteiras brasileiras, fica fácil entender a importância destes profissionais.

Uma empresa contratada para fazer a operação logística internacional do seu negócio terá grande impacto no cumprimento de prazos, nos custos e na sua imagem junto ao cliente. Por isso, a escolha deste fornecedor deve ser feita com muito critério para que seu negócio consiga aproveitar as vantagens dessa contratação.

Como os operadores logísticos internacionais podem ajudar a sua empresa?

Um bom operador logístico internacional vai reduzir os riscos da operação e trabalhar para garantir um bom negócio para sua empresa. Veja como!

Reduzindo de custos

Ao optar pela terceirização de serviços logísticos, você pode contratar mão de obra, transporte e armazenamento conforme a sua demanda e jamais terá que pagar por períodos ociosos da equipe ou dos equipamentos.

Por serem especializados, os operadores também possuem uma demanda maior e conseguem negociar melhores preços, além de diluírem o custo da mão de obra entre vários clientes. Assim, você terá profissionais de alto nível sem ter que pagar altos salários.

Conhecendo plenamente os acordos e obrigações internacionais

Por falar em mão de obra especializada, você provavelmente sabe que as operações logísticas são cheias de detalhes, normas, regras e exceções. À primeira vista, isso pode assustar, mas, para uma empresa do ramo, é algo que já faz parte da rotina.

Apenas com operadores logísticos internacionais experientes e acostumados a lidar com os trâmites dessa área, a sua empresa conseguirá se manter idônea, evitar multas e, ainda, aproveitar os benefícios fiscais e acordos internacionais disponíveis.

Evitando atrasos e transtornos relacionados à logística

Outro problema comumente enfrentado por quem exporta ou importa sem o apoio de operadores logísticos internacionais é o atraso das mercadorias. Seja na hora de receber ou de enviar um item, a demora na entrega pode gerar grandes transtornos.

Ao optar pela terceirização do serviço, a empresa se torna responsável por planejar os trâmites e garantir o cumprimento dos prazos. Com a experiência dos operadores, problemas de documentação, falta de planejamento, entre outros, podem ficar no passado.

Deixando a empresa livre para focar em seus produtos

Por fim, se a importação e a exportação não são as atividades principais do seu negócio, é bem provável que manter a sua equipe focada somente no core business seja mais vantajoso.

Ao delegar a operação logística internacional para uma empresa especializada no assunto, você pode ficar tranquilo para otimizar seus produtos, cuidar da qualidade e fortalecer suas relações comerciais. Sua empresa terá mais tempo para se desenvolver e cuidar de assuntos que são mais relevantes no seu mercado.

E você, também quer ter todos os benefícios trazidos pelos operadores logísticos internacionais no seu negócio? Então, entre em contato agora mesmo e saiba como nossos profissionais podem ajudar a sua empresa a crescer ainda mais!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br