• Home
  • Blog
  • O que é e quais as funções da análise de viabilidade de importação?

O que é e quais as funções da análise de viabilidade de importação?

O que é e quais as funções da análise de viabilidade de importação?

Antes de pensar em importar qualquer tipo de produto, é fundamental que o gestor busque as informações necessárias para auxiliá-lo durante o processo de tomada de decisão. E, para isso, existem a análise e o estudo de viabilidade de importação.

Entrar em um novo negócio demanda, além de tempo, investimento, mas, por outro lado, pode ajudar a fazer sua empresa crescer.

Além disso, existem riscos inerentes a esse processo. Para conseguir enxergar um cenário completo, com informações acerca da logística internacional, tributação, estudo da concorrência e tratamento administrativo, a solução encontrada pelos empresários foi a análise de viabilidade de importação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo o nosso artigo!

O que é análise de viabilidade de importação?

A análise de viabilidade de importação é uma importante ferramenta que permite o levantamento de custos, trâmites legais e prazos. O resultado gerado é o que auxilia o empresário na tomada de decisão do seu processo de importação.

Quando se deseja importar, seja qual for o produto, o primeiro e mais importante passo a ser tomado é a análise de viabilidade, já que é nessa complexa e profunda pesquisa que são detectadas todas as particularidades do produto em questão.

Isso inclui, por exemplo, a existência de alguma restrição à importação ou, também, anuência pelos órgãos responsáveis, além de outras medidas.

Além disso, durante a análise de viabilidade de importação, serão pesquisados todos os tributos e taxas que incidirão sobre a importação do produto, incluindo também todos os custos que ocorrerão durante o processo, tanto na origem como no destino.

Quais são os pontos analisados em um estudo de viabilidade de importação?

Antes de tudo, o gestor deve entender que o processo de importação costuma ter um alto custo e cobrar altas taxas e impostos. Apesar disso, importar produtos pode ser a solução mais eficiente e pode também aumentar a competitividade do seu negócio perante a concorrência.

Isso porque os produtos importados conseguem ser comercializados a preços competitivos no mercado brasileiro. Muitas vezes, inclusive, são vendidos mais baratos do que os próprios produtos nacionais.

Nessa situação, o estudo de viabilidade de importação é capaz de elucidar a mente do gestor no momento da tomada de decisão.

Para esse efeito, faz-se necessária uma análise completa de diferentes pontos, os quais você confere a seguir.

Custos

A análise dos custos de uma importação consiste em realizar o levantamento preliminar de informações sobre todos os gastos envolvidos durante o processo.

O objetivo disso é analisar a viabilidade da operação, mostrando, ao gestor, as reais condições para tornar a sua tomada de decisão mais eficiente e segura.

Os impostos e as taxas

O processo de cálculo da carga tributária, que precisa ser paga no momento da importação, é complexo. Apesar disso, não é raro afirmar que, na maioria das vezes, esse custo ultrapassa o valor de 50% do preço do produto.

As taxas começam logo no início. Para realizar o pagamento ao vendedor, por exemplo, é necessário assinar um contrato de câmbio com um banco ou uma corretora, que cobram taxas para realizar esse serviço.

Logos após, incide o imposto de importação. Além disso, IPI, PIS e Cofins também são impostos obrigatórios. Por fim, incide o ICMS, e a sua alíquota depende do estado em questão.

Ainda assim, existem as exceções. Produtos que trafegam no Mercosul têm isenção de alguns impostos. Independentemente disso, cada país conta com uma lista com cerca de 100 produtos que estão sujeitos à taxação completa.

Outra exceção fica por conta dos itens da cesta básica do consumidor, já que, neles, são incididas alíquotas menores. Produtos que são controlados por órgãos fiscalizadores, por outro lado, precisam de autorizações e é cobrada uma taxa para a liberação da importação desses produtos.

O não pagamento de algum imposto pode resultar no bloqueio da mercadoria. Assim, até que toda a situação seja regularizada, ela fica apreendida pela Receita Federal.

Os custos de armazenagem e capatazia

Além dos impostos, existem alguns custos que devem ser pagos após a regularização total da documentação.

Após a verificação dos produtos e da legalidade da operação por parte da autoridade alfandegária, é preciso pagar um despachante e os custos de manter os produtos armazenados, já que esses valores são de responsabilidade da empresa importadora.

Existem também os custos cobrados pelo armador no navio, ao chegar no porto, e a taxa de capatazia, valor cobrado por trabalhadores que executam o trabalho de movimentação das cargas.

Análise da concorrência

Analisar o seu concorrente e estudar a sua forma de atuação no mercado é tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio.

Ter conhecimento de quais são os produtos e de onde eles são importados é a principal vantagem ao realizar a análise da concorrência na viabilidade de importação.

Ela permite conhecer seus principais concorrentes e suas estratégias, identificar quais são seus pontos fortes e fracos e oferecer informações que proporcionarão um conhecimento mais profundo do mercado no qual você pretende adentrar, tornando as decisões mais eficazes e assertivas para o planejamento da empresa.

Quais são os benefícios da análise de viabilidade de importação?

O serviço de análise de viabilidade de importação oferece um relatório individualizado e personalizado que detalha todo o processo dos trâmites de importação de um produto.

Ao mesmo tempo, traz informações estratégicas que facilitam a tomada de decisão por parte do gestor e proporciona uma visão ampla sobre o projeto de importação, o que possibilita a alocação correta dos recursos disponíveis.

Além disso, podemos listar ainda outros benefícios oferecidos.

Alguns deles são, por exemplo, a redução de gastos desnecessários, a melhor escolha de mercados, a previsão dos cenários possíveis para a importação e o cálculo do custo-benefício.

Enfim, importar produtos tem suas vantagens e muitas são possibilidades geradas pela análise de viabilidade de importação, que auxilia esse processo. Maiores ainda são as razões pelas quais você deveria optar por contratar esse serviço. Portanto, entre em contato conosco e confira as diversas soluções que a Portual pode oferecer a você e à sua empresa! Aguardamos o seu contato!

Avenida Princesa Isabel, 574, bloco A, sala 208
Centro, Vitória, Espírito Santo, Brasil, CEP.: 29010-360

+55 (27) 3233-0023
+55 (27) 9 9978-7208
portual@portual.com.br